Não é por acaso que você adora tirar um cochilo nas horas vagas. Saiba por que isso acontece e como mudar esse hábito que toma quase todo o seu tempo livre

Texto Julia Prezotto | Adaptação web: Marília Alencar | Foto: Shutterstock

Dormir é muito bom, mas fique atenta!!

Foto: Shutterstock

Hormônios

A revolução hormonal que acontece na adolescência tem impacto na produção da melatonina, o  hormônio que regula a vontade de dormir. Na ausência de luz solar, ele aciona uma região específica do cérebro responsável pela liberação de substâncias associadas ao sono. Para se ter uma noção, nos adolescentes, a produção diária de melatonina sofre um atraso de até quatro horas em relação à população em geral. OMG, depois dessa, partiu, cochilo!

O que fazer? Tomar banhos de sol sempre que possível.

Alimentação

Muitas vezes, o excesso de sono está associado à falta de nutrientes no corpo ou ao consumo de gorduras. Os produtos industrializados possuem alto teor de sódio, gordura e muitas substâncias tóxicas, que deixam o organismo mais lento. Além disso, ficar muitas horas em jejum e pular refeições
também dá mais cansaço. Então, bora se alimentar!

Gif | Tumblr | Reprodução

O que fazer? Comer mais verduras, legumes, frutas, grãos e carnes; evitar alimentos cheios de açúcar e gordura; alimentar-se de três em três horas.

Atividades físicas

O exercício físico aumenta a liberação de uma substância chamada endorfina, que é um  neurotransmissor produzido no cérebro, cujo efeito é parecido com a anestesia, controlando a tensão do corpo e melhorando o bem-estar, o foco, o humor e a energia. Quem pratica exercícios físicos além de dormir melhor também tem mais disposição para as atividades do dia a dia.

Gif | Tumblr | Reprodução

O que fazer? Praticar atividades físicas, pelo menos, três vezes na semana. Vamos lá, mande um beijo para a preguiça e vá mexer esse corpitcho!

Sono de qualidade

Dormir no mínimo sete horas por noite é essencial para o corpo descansar e retomar as energias. Uma noite bem dormida também previne as olheiras, que são aquelas marquinhas arroxeadas ao redor dos olhos. Ou seja, além de deixá-la disposta, uma boa noite de sono também a deixa ainda mais bonita.

Gif | Tumblr | Reprodução

O que fazer?  Atividades relaxantes antes de dormir, como tomar um banho morno, ler um livro ou ouvir uma música tranquila; dormir e acordar em horários preestabelecidos para regular o relógio biológico.

Psicológico

Às vezes você pode estar passando por tantas mudanças que acaba tendo uma leve deprê. É preciso ter atenção ao sono exagerado, porque ele pode ser o indicativo de que tem algo errado. Ficar horas na internet também pode tirar o sono e impedir o seu descanso.

O que fazer? Regular o uso das redes sociais na parte da noite; procurar ajuda para conseguir lidar com as mudanças que acontecem com você – conversar sobre isso irá ajudar, pode ser com seus pais ou até mesmo com a sua melhor amiga. #ficadica

Gif | Tumblr | Reprodução

Quem deu as dicas: Dra. Rosane Rodrigues, ginecologista; Chris Bergamasco, nutricionista da equipe Priscila Di Ciero; Renata Lommez, psicóloga.

Revista Atrevida | Edição 237