Namorar um cara mais velho pode ser complicado, mas não impossível. Olha as dicas da Atrê para que a diferença de idade não atrapalhe o relacionamento e nem deixe seus pais de cabelo em pé!

Reportagem: Helena Dias

Antes que você perceba, seu coração já tá caídasso. Só tem um problema: o cara é mais velho! E agora? Calma! Relacionamentos com diferença de idade podem dar muito certo, sim! Só precisa ter jogo de cintura para não arrumar uma briga com os pais, se afastar dos amigos e adiantar as fases da vida! 

Pretty Little Liars

Em Pretty Little Liars, Aria namora o professor, Ezra. Os dois mantêm segredo e se
encontram no apê dele
Foto: Reprodução


Mas afinal, o que você viu nele?


"Pode acontecer de algumas adolescentes se apaixonarem por homens mais velhos por que buscam segurança e proteção. As meninas mais novas têm mais chances de encontrar em um homem mais velho o que muitos garotos da sua idade ainda não desenvolveram, como respeito, cumplicidade, solidariedade", explica a psicóloga Claudia L. P. Ferreira, do Rio de Janeiro. "A estabilidade financeira, a maturidade e a experiência também podem ser fatores atraentes", complementa.

Mas tem um outro lado que pode complicar o relacionamento. "Se a menina tem carência da figura paterna, é comum procurar no namorado aquilo que falta em casa", explica Claudia. Se esse for o seu caso, cuidado. Seu namorado não vai ter as mesmas atitudes que seu pai, e se você esperar isso, pode acabar se machucando. Lembre-se de que ele, provavelmente, não está procurando uma filha.

Respeitando as diferenças


Se a diferença de idade for muito grande, vocês provavelmente vão ter rotinas bem diferentes. O fato dele já trabalhar, dirigir, beber e não ter hora para voltar pra casa, pode te deixar fascinada, mas entenda que tudo tem a sua hora. Não tente viver a rotina do gato, mas sim curtir seus anos de adolescência (acredite, você vai sentir falta deles quando acabarem). Outra coisa que pode acontecer, é o cara não curtir os programas com a sua turma. Isso é normal, assim como você pode se sentir deslocada na galera dele. O ideal para o relacionamento dar certo, é os dois terem a liberdade para sairem sozinhos. Não faça birra se ele tiver um happy hour com o pessoal do escritório ou for para um bar com os amigos da faculdade. Ele já "se libertou" das regras dos pais e não vai gostar nem um pouco de ter que se submeter às suas regras.

Aproveite o seu tempo sem ele, como se divertir com suas amigas também. Seria legal estipular um ou dois dias da semana para ficarem só os dois. Se vocês não se entenderem nesse quesito, essas diferenças podem começar a incomodar e desgastar o namoro (e isso vale para qualquer idade).

- Pai, estou namorando um "senhor"!

Você tem medo de contar aos seus pais que está namorando um cara mais velho, achando que eles não vão aceitar? Tente entendê-los. "Os pais têm hábito de pensar que conhecem tudo e geralmente têm dificuldade em aceitar que as filhas namorem homens mais velhos. Eles acreditam que homens mais velhos querem se aproveitar da ingenuidade das meninas". Se você tem certeza de que o relacionamento de vocês é sério e tem futuro, reaja!

"Cabe à filha mostrar aos pais, através de um diálogo franco, que mesmo um homem mais velho pode agregar valores positivos em sua vida. O importante é a idade mental, não a cronológica. Afinal, o direito de escolha dos filhos também deve ser respeitado", aconselha Claudia. Quem é madura para namorar um gato mais velho, também é madura para bater um papo sério com os pais. Mostre a eles que cresceu e sabe o que quer.

Quer uma dica para dobrar os velhos? Tente melhorar em outros aspectos, como na escola, por exemplo. Esforçe-se para melhorar suas notas. É uma forma deles verem que o namoro está te fazendo bem e que você está amadurecendo, a ponto de saber o que é bom para você.

Como conquistar um cara mais velho?

 

analeigh-tipton

Analeigh Tipton interpreta a babá Jessica, que é apaixonada pelo patrão, em Amor a Toda Prova
Fotos: Reprodução

No filme Amor a Toda Prova, a baba Jessica (Analeigh Tipton), se apaixona pelo patrão, Cal Weaver (Steve Carell). Desesperada, ela pede conselhos para uma amiga, que lhe diz para ela tirar fotos sensuais e mandar para ele. Em hipótese alguma faça isso! Além de ser meio vulgar, pode colocar o gato pra correr, e aí, já era! "Homens mais velhos sentem-se mais sedutores diante de uma mulher mais nova que dê carinho e transmita jovialidade", explica Claudia.

Portanto, a dica mais certeira para conquistar um homem mais velho é: seja você mesma. Se o cara já tá na sua, é por que ele se interessou pelo que você é. E isso é vitória certa! Nada de mudar a tática no meio do jogo. Se você ainda não sabe quais as intenções dele, a sua abordagem tem que ser a mais natural possível. Nada de inventar histórias, mudar o estilo de se vestir e outras coisas.