Assine

É oficial! Senado aprova medida provisória para reforma do Ensino Médio. Entenda tudo que deve mudar no plano de ensino.

Senado aprova reforma do Ensino Médio. Entenda o que vai mudar

Foto: Bo Campos

Quem aí lembra que uma medida provisória para reforma do Ensino Médio estava prestes a ser aprovada? Isso aconteceu! Na última quarta-feira, 8, o Senado Federal aprovou o plano de ensino no governo Michel Temer e a mudança deve começar a partir do primeiro semestre de forma gradual nas escolas

No novo formato, o aluno escolher quais disciplinas deseja cursar. As matérias de língua portuguesa, inglês, matemática, estudo e práticas da educação física, artes, filosofia e sociologia serão obrigatórias. Por outro lado, as disciplinas de ciências da natureza e ciências humanas serão facultativas.

A MP (Medida Provisória) também deve adotar o ensino em tempo integral, sendo assim, a carga horária mínima muda de 800 horas anuais para 1.000 horas. A medida tem como objetivo reduzir o abandono aos estudos deixar a escola mais atraente e melhorar o desempenho do aluno em sala de aula. 

 

O que vocês acharam dessa mudança? 

As férias estão acabando e você quer chegar superestilosa na escola? Vem conferir dicas de tênis para usar com uniforme e arrasar!

Veja a Galeria

Quer se inspirar em opções lindas e práticas de penteados para apostar na escola? Vem com a gente!

Veja a Galeria

Quer dar um up no uniforme da escola? Então, vem conferir as nossas dicas para criar um look lindo de volta às aulas

Veja a Galeria

As férias estão acabando e você ainda não foi atrás do seu material escolar? Vem com a gente!

Veja a Galeria

Está pronta para voltar para a rotina escolar? Não?! Então, vem conferir dicas que vão te ajudar muito a começar o ano letivo arrasando

Texto Por Veridiana Mercatelli | Foto: Shutterstock

Dicas de A a Z para voltar às aulas com tudo! 

Foto: Bo Campos

As férias estão chegando ao fim e é hora de retomar a sua rotina de estudante. Se ainda não entrou na vibe de volta às aulas, dá só uma lida nesse especial de A à Z que preparamos pra você chegar com tudo na escola

Agenda: seja no celular, seja em papel mesmo, ela deve ser sua best durante o seu ano letivo. Afinal de contas, de que outra maneira você vai se lembrar de todos os trabalhos, tarefas, provas e atividades? Faça uma decoração fofa e não desgrude dela!

BFF’s: uma das coisas mais gostosas de voltar às aulas é encontrar as melhores amigas todos os dias novamente. Aproveitem os intervalos das aulas para colocar a fofoca em dia e contar tu-di-nho o que aconteceu nas férias!

Concentração: um dos mandamentos da aluna nota 10 é a atenção máxima quando está estudando. Nessa hora, deixe o celular desligado e fique longe das redes sociais, que acabam distraindo a gente. Posts, mensagens e fuçadas no perfil do Facebook alheio depois, ok?

Diversão: se você anda com preguiça de ir para a escola, lembre-se de que também há momentos de diversão por lá, entre amigos, professores… Mude a imagem de que ir para o colégio é um sacrifício e veja como uma parte divertida do seu dia. Tudo fica mais leve.

Esportes: vamos movimentar este corpitcho, amiga! Nada de preguiça nas aulas de Educação Física. Elas vão ajudar você a melhorar a autoestima, o humor e o poder de concentração nos estudos. Espante o desânimo e divirta-se!

Faltas: se você é do tipo que deixa de ir à escola por qualquer coisinha (até quando seu cabelo não está nos melhores dias), é bom ficar de olho. Você até pode ter “direito” a um número de faltas, mas lembre-se de que ao ficar em casa, acaba perdendo a matéria. Aí, já viu…

Grupo: fazer trabalho ou mesmo estudar em conjunto é sempre legal, pois você troca informações e tem diferentes pontos de vista do mesmo assunto. Mas é preciso ser forte pra resistir às brincadeiras e à fofoca durante os estudos. ;)

Horas vagas: que tal continuar aprendendo fora da escola? Já que o ano está só começando, aproveite para iniciar um curso, como inglês, artes, teatro… Além de ampliar seus conhecimentos, pode ser uma ótima ideia para conhecer mais gente e fazer mais amigos.

Intervalo: entre uma conversa animada com as BFFs e uma paqueradinha com o lindo da sala ao lado, não se esqueça de se alimentar. Isso vai dar energia para você se concentrar melhor nas aulas. Se possível, troque a coxinha (ou qualquer outra fritura) por algo mais saudável, como uma fruta, um lanche natural, uma barra de cereais…

Julho: calma aí! Se você já está contando os segundos para as próximas férias, lembre-se de que há muita coisa para acontecer até lá. Então, saiba que quanto mais você se mantiver ocupada, mais o tempo passa rápido para as férias do meio do ano.

Livros: mesmo se sua escola não reutilizar livros didáticos, é importante conservá-los bem. Encape seus livros, não retire páginas nem dobre-as, evite escrever neles ou rabiscá-los, não se sente neles nem os deixe o tempo todo na mochila (para evitar as famosas “orelhas”). Quando não precisar mais dos livros, poderá doá-los a outro aluno.

Meninos: eles às vezes parecem falar uma língua diferente da sua, né? Mas não deixam de ser interessantes. Uma das coisas mais legais do começo do ano são os novos gatinhos que entram na sua escola. <3

Não!: você até pode ter boa vontade pra ajudar seus colegas nos estudos, trabalhos… Mas às vezes é preciso dizer “não” quando rola um certo abuso da sua boa vontade. Por exemplo: cuidado para não fazer sozinha os trabalhos em grupo. Você até pode aprender mais que os outros, mas vai ficar sobrecarregada. Cada um deve fazer sua parte.

Organização: já pensou em ter um cantinho só seu para estudar e fazer lição? Isso é importante para manter o foco total. De referência, que seja longe da TV, tenha uma escrivaninha e cadeira, com boa iluminação e que esteja longe da movimentação da casa.

Professores: eles podem ser grandes parceiros se você der uma chance. Quem não tem um(a) “prô” favorito(a)? E, para ganhar o coração até do professor mais bravo da escola, a dica é mostrar interesse (de verdade) pelo que ele ensina.

Que tenso!: não tenha medo de pedir ajuda caso você esteja sentindo dificuldade em entender as matérias. Fale com os professores, coordenador pedagógico ou com seus pais. O importante é garantir que você aprenda e mande bem nas provas.

Recuperação: ai, que pesadelo! Ninguém quer chegar ao fim do ano precisando de notas altas para passar, né?! Então, o truque é simples: comece a se empenhar desde já! Se mandar muito bem no primeiro semestre, não vai ser preciso se descabelar no segundo.

Sono: está difícil se manter acordada durante as aulas? Tente estas dicas: vá dormir mais cedo (você pode não estar dormindo o suficiente); lave o rosto quando começar a bocejar na classe; participe mais das aulas, fazendo perguntas; anote o que o professor explica.

Turma nova: Está numa classe diferente ou mudou de escola? O primeiro dia pode ser meio estranho, já que provavelmente você não conhece ninguém. Para não se sentir mal, uma ideia é aproximar-se de outras pessoas que também sejam novas na área. Assim, ninguém se sente tão deslocado e você tem a chance de fazer amigos rapidinho.

Utilidade: alguns apps podem ajudar você na escola: “Dicionário da Língua Portuguesa” (da Porto Editora), “Michaelis Nova Ortografia”, “Tarefa de Casa” (para organizar seus horários e obrigações), “Curso Completo Inglês Wlíngua” (dá uma reforçada no aprendizado de inglês) e “Wikipedia Móvel” (para as suas pesquisas).

Visual: não é porque você tem de usar uniforme todos os dias que não pode dar uma incrementada no look. Só de usar um cabelo um pouco mais estiloso, com um rabo de cavalo alto ou um coque, por exemplo, já faz toda a diferença. Ah, e não se esqueça dos acessórios.

Xiii…: bullying é algo que, infelizmente, ainda é acontece muito nas escolas. Então, antes de entrar na onda da sua turma e zoar com a cara de alguém, se coloque no lugar da pessoa: será que você se sentiria bem? Não caia nessa, gata!

Zen: prova complicada à vista? Nada de se desesperar. Há soluções para isso: estudar um pouco a cada dia (e não tudo no dia anterior), começar fazendo a prova pelas questões mais fáceis e respirar lenta e profundamente, para se acalmar.

A grana para viajar está curta e você já imagina que vai passar os seus dias de folga sem fazer nada? É aí que você se engana! Vem conferir ideias de programas superlegais para você espantar o tédio sem precisar gastar muito. Pronta para ter as melhores férias #ever?

10 dicas para curtir as férias sem viajar 

Foto: Shutterstock

Apostamos que você já estava contando os segundos para ter uma folga mais que merecida da escola, né? Então, se está sem ideias do que fazer (caso não role nenhuma viagem), nós damos um help. Quer ver? Vem conferir 10 dicas para curtir MUITO as férias mesmo se você não for viajar.  #partiudiversão 

#1 Que tal uma volta de bike por aí? Vale pedalar sozinha ou acompanhada, por parques ou ruas tranquilas do seu bairro.


#2 Bora pra cozinha? Tente uma receita fácil ou ajude a sua mãe ou paia fazer algo especial.

#3 Já pensou em escrever uma fanfic, livro, peça de teatro ou poesia? Se você curte escrever, as férias são uma ótima oportunidade para começar um novo projeto.

#4 Coloque sua série favorita em dia. Perdeu alguns episódios ou está com saudade das antigas temporadas? Aperte o play e divirta-se!

#5 Pratique esporte. Você pode combinar com sua turma de jogar vôlei, basquete, futebol (ou o que gostarem) numa quadra ou clube da cidade.

#6 Cansada do seu look? ainda te mum bom tempo pra tentar um visu repaginado. Teste um novo corte de cabelo ou um jeito diferente de prendê-lo.

#7 Campeonato de video game com os amigos é divertido. Pensem em um prêmio para quem ganhar, como uma caixa de bombom ou um salgadinho, por exemplo.

#8 Veja o que rola nos centros culturais da sua cidade. Às vezes, você pode encontrar cursos legais – e até gratuitos – na época das férias.

#9 Pesquise novas bandas e músicas. Peça indicação aos amigos ou veja os vídeos sugeridos pelo YouTube quando viro clipe dos seus artistas favoritos.

#10 Tarde no shopping ou no cinema. Convide a best, a sua mãe, irmã. O importante é que seja uma ótima companhia.

Tá a fim de ler livros novos? A Atrê selecionou 3 dicas que você vai amar. Confira!

 

Que tal atualizar a sua lista de livros para começar a ler nos momentos de descanso? Selecionamos 3 lançamentos incríveis para você aproveitar o fim de semana e embarcar nas histórias. Que tal?

 

O Diário Secreto - Editora: Verus 

Gusta Stockler também entrou para o mundo dos youtubers escritores. Em seu livro, o boy aproveita para mostra outro lado dele, contando sobre suas experiências e visões de mundo. Gusta também fala sobre a importância de sonhar e não desistir daquilo que quer. É um livro motivador e bem gostoso de ler. As fãs vão pirar!

 

 

 

Diário de uma Princesa Improvável - Editora: Galera Junior

 

Se você é fã de Meg Cabot e não perdeu um livro da série O Diário da Princesa, prepare-se para conhecer Olivia, a meia-irmã de Mia Thermopolis. No livro, a girl passa a vida sem saber que é irmã da princesa, pois sua mãe deseja que ela cresça como uma garota normal. Só que ela perde a mãe muito cedo, e Mia e a vó, Clarice, acabam descobrindo sobre a girl e a mostram um mundo novo. O mais legal é que a autora aborda temas importantes na história, como racismo e a diversidade dos arranjos familiares. 

O Garoto do Cachecol Vermelho - Editora: Verus

O livro de Ana Beatriz Brandão conta a história de Melissa, uma jovem rebelde e mimada, que tem no balé o seu principal refúgio. Afinal, essa rebeldia tem causa: a sua mãe ausente! Mel tem verdadeira paixão pela dança, e o seu maior sonho é uma bolsa de estudos na escola Julliard. Para isso, treina pesado. Mas a sua vida muda em uma noite de ano-novo, quando ela conhece Daniel e, daí em diante, precisa escolher se quer realizar o seu sonho ou viver um romance.

O ano letivo está acabando e você ficou em prova final? Caaaalma! Conversamos com um especialista, que deu dicas superimportantes para você

6 dicas para arrasar na prova final

Foto: Bo Campos

Fim de ano é sempre aquela correria tentando colocar as matérias acumuladas em dia para evitar uma reprovação. Enquanto alguns conseguem aprovação direta, outros precisam fazer uma prova final para não repetir tudo no ano seguinte. Nessa hora, todo tipo de ajuda é bem-vinda, não é mesmo?

Pensando nisso, conversamos com João Octávio, coordenador pedagógico da PenseBem, que deu dicas superlegais para quem está precisando de uma forçinha na escola. “O que deve ser feito agora é priorizar matérias e assuntos em que se tenha maior grau de dificuldade, além de usar formas de fixar a matéria estudada ao longo do ano letivo”, aponta Marcio. Confira a seguir, 6 dicas essenciais para fazer a prova final e arrasar. Olha só:

1. Foco nos assuntos mais relevantes

Em geral, as provas finais ou de recuperação focam em tópicos que são de maior importância para uma continuidade do aprendizado. “As escolas tendem a cobrar mais o conteúdo de base, necessário para aprender outras matérias no ano seguinte”, afirma Marcio.

2. Resumos

Fazer resumos é uma das medidas mais eficazes para fixar conhecimento. Como é necessário estar por dentro de todo conteúdo abordado em todos bimestres/trimestres, resumir a disciplina em algumas páginas irá ajudar.

3. Gráficos e imagens

Ter exemplos reais do que se lê é importante para absorver e treinar. Por isso, sempre que possível, faça gráficos e veja imagens que demonstrem a teoria. Esquemas cronológicos ou sequenciais também são úteis.

4. Provas anteriores

Refazer exercícios e praticar com provas antigas é uma das melhores maneiras de se dar bem na prova final. “Talvez essa seja a dica mais importante”, esclarece o especialista.

5. Conte para seus pais

Não adianta esconder a situação. O melhor é contar com o apoio dos responsáveis para aguentar a pressão.

6. Controle o nervosismo

A ansiedade é o inimigo número um dos estudantes que estão em prova final. Por isso, tenha autoconfiança e dedique-se com afinco. Valerá a pena.

Apostamos que ser reprovada não está entre as suas várias metas, certo? Então, o jeito é começar a agir para que se dê bem desta vez. Confira algumas dicas:

Dicas para reverter a situação e não repertir de ano

Foto: Arquivo Atrevida

Seu boletim no ano passado não foi aquele sucesso que seus pais esperavam e, no final das contas, deu (muito!) ruim. Agora, este será um ano letivo no estilo “vale a pena ver de novo”, enquanto a maioria dos seus amigos seguirá em frente. Mas, repetir de ano vai muito além de ser uma oportunidade de rever aquela aula de matemática que a deixou superconfusa no segundo bimestre. O fato “voltar à mesma série” pode gerar um sentimento de fracasso. É o seu caso? “Todas as vezes que fracassamos sofremos, mas também temos de refletir sobre quais comportamentos nos fizeram falhar. Aprendemos muito quando acertamos e muito mais quando erramos”, explica a psicóloga Letícia de Oliveira, especialista em análise comportamental. “Rever suas falhas e acertos e planejar uma nova maneira de agir vai ajudá-la neste momento”, completa.

Aí chega aquela hora de encarar a turma nova que, até então, estava um ano atrás de você. Vai rolar certa vergonha de todos? Não precisa, mas pode acontecer, sim. E isso é absolutamente normal, fique tranquila. “Com o tempo, este sentimento deve ficar de lado e o foco serão as novas relações e os novos objetivos”, lembra a dra. Letícia. Além do mais, não se preocupe, pois as amizades não são baseadas no seu desempenho escolar. Ou seja, você fará amigos pela sua empatia e alegria. E a meta agora é ralar de estudar para arrasar!

Bora? Agora vai?

#1 Estude um pouco todos os dias. Se fizer disso uma rotina (como comer e escovar os dentes, por exemplo), você não vai nem sentir que é um sacrifício. Revise cada aula quando chegar em casa. Assim, quando vierem as provas, não vai ter de estudar tudo de uma vez. E vamos combinar que não custa nada estudar uma horinha a mais, né?

#2 Ensine seus novos colegas. Aproveite o fato de já ter visto o conteúdo no ano passado para refrescar a sua memória e ensinar algo. A gente também aprende muito enquanto ensina.

#3 Nunca leve dúvidas para casa. Se fez isso no ano passado, pense em como esta atitude foi prejudicial. Ficou com vergonha de perguntar na frente de todo mundo? Não quis levantar a mão só porque estava no final da aula? Não tem problema. Desde que procure o professor em um outro momento ou retome o assunto na aula seguinte. Só não vale ficar com cara de ponto de interrogação, ok?

#4 Procure não faltar às aulas. Mas se for necessário, pegue a matéria dada com um colega. Não caia na besteira de pensar que, só porque já viu o que foi ensinado no ano passado, não  precisa ver de novo.

#5 Dê atenção extra às matérias em que tem mais dificuldades. Mas não deixe de estudar as que tira de letra.

#6 Seja consciente e faça uma lista de tudo o que atrapalha seus estudos – mesmo que sejam coisas de que você goste. Tente eliminar esses itens enquanto estiver se dedicando aos livros. Algumas dicas do que pode ser: redes sociais, WhatsApp, BFF ligando o tempo todo, namorado querendo atenção 24 horas… Pense no que pode ter atrapalhado o seu caminho no ano passado e mude já!

O ano letivo está acabando, por isso selecionamos 10 jeitos para aproveitar o fim do semestre. Olha só!

10 jeitos para se preparar para o fim do ano letivo

Foto: Shutterstock

O último bimestre já está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de aproveitar a escola mais um pouquinho, seja se dedicando às aulas ou se divertindo na hora do intervalo. Selecionamos 10 jeitos para você se preparar para o fim do ano letivo. Vem ver! 


#1 Correr atrás do preju para tirar uma boa nota nas últimas provas e evitar a recuperação. Afinal, ninguém merece perder dias preciosos de férias tendo aula, né?

#2 Se você arrasou e só tirou notão até agora, pode dar uma relaxada. Mas nada de boletim vermelho, ok? Só não precisa se matar e, sim, entender o conteúdo.

#3 Fazer as pazes com aquela girl com quem você teve uma discussão no trabalho em grupo. Nada melhor que terminar o ano com tudo em paz.

 


#4 Listar quais são as matérias que você teve mais dificuldade para decidir como se dedicar (de um jeito diferente!) no ano que vem.

#5 Pensar na coisa mais legal que você aprendeu em 2016. Mesmo que a escola às vezes seja cansativa, sempre é bom lembrar por que valeu a pena.

#6 Aproveitar cada segundinho possível com as BFFs, principalmente se você for viajar nas férias e não puder vê-las com frequência.

#7 Tirar as dúvidas que você não teve coragem durante o ano. Aproveite aqueles momentos de bagunça no final da aula para falar com o professor.

#8 Experimentar aquele salgado bonito da cantina. Lanches saudáveis são realmente melhores, mas até sua mãe vai concordar que uma vez não mata!

#9 Deixar o medo de pagar mico de lado e tentar praticar o esporte que você sempre fugiu na educação física. Pensa só: se levar uma bolada na cara, logo as férias chegam e ninguém mais vai lembrar!

#10 Tentar mais uma vez fazer amizade com o colega da classe que não tem nada a ver com você. No fim do ano, todo mundo fica mais alegre e disposto a se divertir mais.

 

O Enem 2016 está chegando! Confira 7 erros que podem zerar sua redação e fique atenta

7 erros que podem zerar sua redação no Enem

Foto: Shutterstock

Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Uma das maiores preocupações dos candidatos é a redação. Fique calma! Se você se dedicar aos estudos e evitar alguns deslizes, vai garantir uma boa pontuação.

Na prova de 2014, cerca de 500 mil inscritos tiraram nota zero no enem! Quer saber por quê? Com o tema "Publicidade infantil em questão no Brasil", o INEP divulgou 7 erros, cometidos no exame de 2014, que podem zerar sua redação no Enem. 

- 217.339 fugiram ao tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”

- 13.039 copiaram textos motivadores da prova

- 7.824 escreveram menos de sete linhas

- 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado

- 3.362 zeraram por parte desconectada 

- 955 por ferirem os direitos humanos

- 1.508 tiveram suas redações anuladas por outros motivos.

Já está preparada, girl?