Assine

Apostamos que ser reprovada não está entre as suas várias metas, certo? Então, o jeito é começar a agir para que se dê bem desta vez. Confira algumas dicas:

Dicas para reverter a situação e não repertir de ano

Foto: Arquivo Atrevida

Seu boletim no ano passado não foi aquele sucesso que seus pais esperavam e, no final das contas, deu (muito!) ruim. Agora, este será um ano letivo no estilo “vale a pena ver de novo”, enquanto a maioria dos seus amigos seguirá em frente. Mas, repetir de ano vai muito além de ser uma oportunidade de rever aquela aula de matemática que a deixou superconfusa no segundo bimestre. O fato “voltar à mesma série” pode gerar um sentimento de fracasso. É o seu caso? “Todas as vezes que fracassamos sofremos, mas também temos de refletir sobre quais comportamentos nos fizeram falhar. Aprendemos muito quando acertamos e muito mais quando erramos”, explica a psicóloga Letícia de Oliveira, especialista em análise comportamental. “Rever suas falhas e acertos e planejar uma nova maneira de agir vai ajudá-la neste momento”, completa.

Aí chega aquela hora de encarar a turma nova que, até então, estava um ano atrás de você. Vai rolar certa vergonha de todos? Não precisa, mas pode acontecer, sim. E isso é absolutamente normal, fique tranquila. “Com o tempo, este sentimento deve ficar de lado e o foco serão as novas relações e os novos objetivos”, lembra a dra. Letícia. Além do mais, não se preocupe, pois as amizades não são baseadas no seu desempenho escolar. Ou seja, você fará amigos pela sua empatia e alegria. E a meta agora é ralar de estudar para arrasar!

Bora? Agora vai?

#1 Estude um pouco todos os dias. Se fizer disso uma rotina (como comer e escovar os dentes, por exemplo), você não vai nem sentir que é um sacrifício. Revise cada aula quando chegar em casa. Assim, quando vierem as provas, não vai ter de estudar tudo de uma vez. E vamos combinar que não custa nada estudar uma horinha a mais, né?

#2 Ensine seus novos colegas. Aproveite o fato de já ter visto o conteúdo no ano passado para refrescar a sua memória e ensinar algo. A gente também aprende muito enquanto ensina.

#3 Nunca leve dúvidas para casa. Se fez isso no ano passado, pense em como esta atitude foi prejudicial. Ficou com vergonha de perguntar na frente de todo mundo? Não quis levantar a mão só porque estava no final da aula? Não tem problema. Desde que procure o professor em um outro momento ou retome o assunto na aula seguinte. Só não vale ficar com cara de ponto de interrogação, ok?

#4 Procure não faltar às aulas. Mas se for necessário, pegue a matéria dada com um colega. Não caia na besteira de pensar que, só porque já viu o que foi ensinado no ano passado, não  precisa ver de novo.

#5 Dê atenção extra às matérias em que tem mais dificuldades. Mas não deixe de estudar as que tira de letra.

#6 Seja consciente e faça uma lista de tudo o que atrapalha seus estudos – mesmo que sejam coisas de que você goste. Tente eliminar esses itens enquanto estiver se dedicando aos livros. Algumas dicas do que pode ser: redes sociais, WhatsApp, BFF ligando o tempo todo, namorado querendo atenção 24 horas… Pense no que pode ter atrapalhado o seu caminho no ano passado e mude já!

O ano letivo está acabando, por isso selecionamos 10 jeitos para aproveitar o fim do semestre. Olha só!

10 jeitos para se preparar para o fim do ano letivo

Foto: Shutterstock

O último bimestre já está chegando ao fim, mas ainda dá tempo de aproveitar a escola mais um pouquinho, seja se dedicando às aulas ou se divertindo na hora do intervalo. Selecionamos 10 jeitos para você se preparar para o fim do ano letivo. Vem ver! 


#1 Correr atrás do preju para tirar uma boa nota nas últimas provas e evitar a recuperação. Afinal, ninguém merece perder dias preciosos de férias tendo aula, né?

#2 Se você arrasou e só tirou notão até agora, pode dar uma relaxada. Mas nada de boletim vermelho, ok? Só não precisa se matar e, sim, entender o conteúdo.

#3 Fazer as pazes com aquela girl com quem você teve uma discussão no trabalho em grupo. Nada melhor que terminar o ano com tudo em paz.

 


#4 Listar quais são as matérias que você teve mais dificuldade para decidir como se dedicar (de um jeito diferente!) no ano que vem.

#5 Pensar na coisa mais legal que você aprendeu em 2016. Mesmo que a escola às vezes seja cansativa, sempre é bom lembrar por que valeu a pena.

#6 Aproveitar cada segundinho possível com as BFFs, principalmente se você for viajar nas férias e não puder vê-las com frequência.

#7 Tirar as dúvidas que você não teve coragem durante o ano. Aproveite aqueles momentos de bagunça no final da aula para falar com o professor.

#8 Experimentar aquele salgado bonito da cantina. Lanches saudáveis são realmente melhores, mas até sua mãe vai concordar que uma vez não mata!

#9 Deixar o medo de pagar mico de lado e tentar praticar o esporte que você sempre fugiu na educação física. Pensa só: se levar uma bolada na cara, logo as férias chegam e ninguém mais vai lembrar!

#10 Tentar mais uma vez fazer amizade com o colega da classe que não tem nada a ver com você. No fim do ano, todo mundo fica mais alegre e disposto a se divertir mais.

 

O Enem 2016 está chegando! Confira 7 erros que podem zerar sua redação e fique atenta

7 erros que podem zerar sua redação no Enem

Foto: Shutterstock

Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece nos dias 5 e 6 de novembro. Uma das maiores preocupações dos candidatos é a redação. Fique calma! Se você se dedicar aos estudos e evitar alguns deslizes, vai garantir uma boa pontuação.

Na prova de 2014, cerca de 500 mil inscritos tiraram nota zero no enem! Quer saber por quê? Com o tema "Publicidade infantil em questão no Brasil", o INEP divulgou 7 erros, cometidos no exame de 2014, que podem zerar sua redação no Enem. 

- 217.339 fugiram ao tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”

- 13.039 copiaram textos motivadores da prova

- 7.824 escreveram menos de sete linhas

- 4.444 não atenderam ao tipo textual solicitado

- 3.362 zeraram por parte desconectada 

- 955 por ferirem os direitos humanos

- 1.508 tiveram suas redações anuladas por outros motivos.

Já está preparada, girl? 

Quer se dar bem na escola e conquistar notas de arrasar no final do semestre? Então, vem conferir 16 dicas que vão te ajudar muuuuito

16 dicas para se dar bem na escola

Fotos: Bo Campos | Estúdio Escala

Não tem como negar que, para zerar a vida no fim do ano letivo, você vai precisar se dedicar bastante. Um dos maiores erros que qualquer estudante pode cometer é: tentar se recuperar em vez de se dedicar desde o comecinho, para ficar bem de boas nas últimas semanas. Mas se você está se sentindo perdida, nós damos uma forcinha! Respire fundo e veja, a seguir, 16 dicas para se dar bem na escola! São atitudes simples, que devem ser incorporadas ao seu dia a dia. Garantimos que a diversão não vai ficar de lado! #partiusucesso

#1 Faça da sua agenda a sua melhor amiga. Anote tudo o que deve ser feito: tarefas, trabalhos, matérias a serem revisadas. Não confie somente na sua memória, ok? Ela pode falhar às vezes...

#2 Arrume um lugar calmo para estudar, onde possa manter o foco. Isso significa ficar longe de televisão, com o celular desligado ou no silencioso (sabemos, é difícil!) e em um ambiente em que pouca gente circule.

#3 Revise a matéria todos os dias, nem que seja uma ou duas horas diárias. “Aula dada é aula estudada”, lembra Quézia Bombonatto, terapeuta.

#4 Preste atenção às aulas. Este conselho pode ser meio bobo, mas quantas vezes você já não se pegou “viajando” e, depois, se sentiu perdida?

#5 Participe dos trabalhos em grupo sempre! Eles são uma ótima forma de aprender a matéria melhor e de trabalhar em equipe, que é muito legal.

#6 Participe dos eventos escolares, como feira de ciências, festivais, etc.Além de ser uma forma de fazer amigos, você aprende algo.

#7 Tente deixar os problemas fora da sala. Brigou com o namô? Seus pais deixaram você de castigo por algum motivo? Pense nisso fora da classe.

#8 Não fique com dúvidas sobre as matérias. Se estiver difícil, procure ajuda de professores, colegas ou seus pais. Vale até fazer aulas de reforço.

#9 Use apps a seu favor, como o Evernote (você consegue fazer anotações e compartilhar com o seu grupo), Dicionário Língua Portuguesa, Cola Matemática (que mostra como resolver os problemas de matemática), entre outros.

#10 Fique de olho nas suas notas desde o primeiro bimestre. Pode parecer cedo para se preocupar, mas não é. “A primeira nota sempre é um termômetro para o aluno”, lembra a Dra. Quézia.

#11 Aproveite os momentos de lazer. Eles são importantes para relaxar, se divertir e até ir mais animada para a escola.

#12 Alimente-se. Ninguém consegue se concentrar com fome. Por isso, não pule nenhuma refeição, ok?

#13 Leia notícias. Isso vai dar bons argumentos para as suas redações e prepará-la para as provas.

#14 Tenha metas. Seu objetivo é passar com folga, longe da recuperação? Fique com isso em mente o ano todo.

#15 Saiba dividir o tempo. Lazer é importante, mas é preciso ter prioridades. Hora de estudar é hora de estudar.

#16 Descanse. Nada como uma noite de sono para ajudar a assimilar tudo o que aprendeu de novo no dia!

Bateu aquele medinho de final de semestre? Então, vem conferir 10 mandamentos que vão te ajudar a passar de ano direto

10 mandamentos para passar de ano direto 

Foto: Shutterstock

As provas finais estão chegando e você está com medo de não conseguir passar de ano direto? Caaalma, girl! Nós vamos te ajudar nessa missão. Com esses 10 mandamentos, você vai encontrar dicas que vão te ajudar (muito!) no seu desempenho escolar. Papel e caneta na mão? 

#1 Durma cedo! É muito importante que você durma cerca de 8 horas por noite, para ter um dia produtivo. Afinal, ninguém consegue aprender enquanto está lutando para não dormir. 

#2 Não deixe para estudar um dia antes da prova. Não adianta, você não vai conseguir fixar na memória o conteúdo do semestre inteiro se for estudar em cima da hora. Reserve um tempinho durante a semana e estude com calma. 

#3 Se você é daqueles que não consegue estudar sozinho, convide sua galera para fazer um grupo de estudos! Assim, vocês se ajudam e a prática vai ficar ainda mais divertida. 

#4 Foco na aula! Evite pegar o celular durante a aula, isso pode tirar o seu foco e te prejudicar muito nas matérias. 

#5 Tire suas dúvidas. Se você tem dificuldade em alguma matéria e não consegue entender de primeira a explicação, procure o professor no final da aula e peça para ele te ajudar. Não tenha medo, ok? 

#6 Tente não faltar nas aulas! O final do ano é a hora mais tensa do colégio, pois os professores passam todo o conteúdo que vai cair na prova final. Se você ficar faltando, vai perder muuuuita coisa importante. 

#7 O último capítulo da sua série favorita foi inacrê e você não vê a hora de contar TUDO para sua BFF? Espere até a hora do intervalo para fazer isso, combinado? Ficar conversando durante a aula, te impede de aprender e você ainda pode levar aquela bronca do teacher. 

#8 Quando for estudar, fique longe da TV, celular e computador. Essas coisas podem tirar o seu foco. 

#9 Peça ajuda para família! Todo mundo tem um primo que é superinteligente ou pais que entendem tudo de matemática. Peça para alguém te ajudar nas matérias que você tem dificuldade e tire todas as suas dúvids. 

#10 Na hora de fazer a prova, opte por responder as questões mais simples primeiro. Isso te dará mais tempo para solucionar as perguntas mais difíceis. 

Anotou tudo? Então #partiu arrasar na escola! 

Está perdida com tantas mudanças que devem acontecer no novo ensino médio? Vem cá, que a gente te explica

Entenda tudo que deve mudar no novo ensino médio

Foto: Bo Campos

Não está entendendo nada sobre o que deve mudar no novo ensino médio? Caaaalma, girl. Nós te ajudamos! O plano de ensino no governo Michel Temer vai passar por uma reforma que vai dar a possibilidade para o aluno escolher quais disciplinas deseja cursar. Apenas algumas matérias como, língua portuguesa, inglês e matemática, serão obrigatórias. Por outro lado, as disciplinas de artes e educação física serão facultativas.

Segundo o Ministério da Educação, o aluno do segundo e terceiro ano do ensino médio poderá optar por cinco áreas para aprofundamento: linguagens, matemática, ciências sociais e humanas, ciências da natureza. Por exemplo, quem optar por ciências sociais e humanas dedicará ainda mais tempo para os componentes curriculares como filosofia ou sociologia. A cada módulo concluído, o aluno deve receber um certificado. Entenderam?

O MEC também afirmou que a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) ainda deve decidir quais aprendizagens e competências serão necessárias e o aluno poderá cursar os componentes curriculares definidos. Outra mudança é a carga horária mínima, que mudou de 800 horas anuais para 1.400 horas. Sendo assim, os alunos precisam cursar 7 horas diárias que equivale a um período integral. 

A reforma deve se tornar efetiva a partir de 2018. O que você achou dessa mudança? 

Está precisando daquele incentivo para garantir mais disposição na escola? Vem cá, que nós podemos te ajudar nessa missão

10 dicas para ter mais disposição na escola

Foto: Bo Campos

As aulas já estão à todo vapor e você precisa de energia extra. Quer algumas dicas? Então, vem conferir 10 sugestões ter mais disposição na escola!

1 Durma mais cedo. Assim, você estará muito mais descansada e pronta!

2 Alimente-se bem. Se você estuda de manhã, nada de sair de casa sem comer. Um bom café da manhã vai garantir maior atenção e pique.

gif escola 1

3 Que tal chegar arrasando com um cabelo baphônico? Até um rabo de cavalo diferente do que você costuma usar já faz a diferença.

4 Se não quiser mudar o cabelo, vale usar algum acessório novo, como tiara, faixa de cabelo, grampos enfeitados e por aí vai...

gif escola 3

5 O quê? Você está com preguiça? Um dia antes, converse com suas amigas e combine de encontrá-las na escola. Elas vão deixar você mais animada!

6 Não custa nada dar uma olhada nas matérias que você aprendeu no primeiro semestre. Isso vai ajudá-la a lacrar.

7 Dê uma olhada na sua agenda para não chegar perdida na volta à rotina escolar. "Qual é a primeira aula na segunda-feira mesmo?". Fala sério: você já se perguntou isso.

gif escola 4

8 Quer deixar tudo mais divertido? Monte uma trilha sonora para o segundo semestre com as músicas que você conheceu durante as férias.

9 Faça uma listinha de tudo o que vai precisar: seu material ainda está em dia? Como está a mochila?

10 Lembre-se de todas as histórias que viveu nas férias. Apostamos que você tem muita coisa legal para contar pra sua turma! :)

gif escola 2

Vai na Bienal do Livro e não sabe por onde começar? Então, vem com a gente e confira 14 opções de livros muuuuito legais

Veja a Galeria

Vem ver nossa seleção de gifs superlegais que representam a expectativa x realidade da volta às aulas

As férias estão acabando e você já está fazendo milhões de planos para a volta às aulas? Como tudo na vida pode ser beeem diferente de como a gente imagina, decidimos fazer uma lista em forma de gifs com a expectativa x realidade de algumas situações que acontecem na escola. Olha só: 

Expectativa: Chegar arrasando no corredor 

Realidade: Tropeçar no primeiro balde de lixo

Expectativa: Chegar animadona na sala

Realidade: Dormir logo na primeira aula 

Expectativa: Rolar aquele clima com o crush 

Realidade: Ficar falando sobre os boys com a BFF

Expectativa: Receber aquela recepção calorosa dos amigos

Realidade: Chegar e a galera ficar de boa e te dar apenas um "oi, tudo bem?" 

Expectativa: Estudar muuuito e entender todas as matérias. 

Realidade: Quebrar a cabeça para resolver o primeiro exercício de matemática. 

E aí girls, empolgadas para voltar? 

Conversamos com a escritora Lycia Barros que contou todos os detalhes sobre seu novo livro 'Sem Olhar Para Trás'

Lycia Barros fala sobre o livro

'Sem Olhar Para Trás'

Foto: Renan Barros

O tema do livro 'Sem Olhar Para Trás' é violência contra a mulher. Por que você escolheu esse tema? 

Convivi de perto com o problema quando eu era criança, não em minha casa, mas com pessoas próximas. Senti-me muito impotente por não poder ajudar. Fora isso, a assunto sempre mexeu comigo por conta do grande índice de impunidade, mesmo nos dias atuais, o assunto ainda é meio um tabu. Achei saudável trazer o assunto para pauta de novo.   

Atualmente, assuntos sobre feminismo e fim da violência contra a mulher são discutidos constantemente na internet e nas ruas. Isso te influenciou a escrever sobre o assunto?

Claro que acompanho este movimento, mas quando tive a ideia de escrever este livro foram mais as minhas memórias do que a mídia que me influenciaram.  

Qual é a mensagem que você quis passar no livro? 

Que devemos nos respeitar (pois só assim os outros farão o mesmo), ter senso de identidade e força para mudar as situações maléficas a nossa volta.  

Como você acha que será a aceitação do público?

Já tenho recebido vários e-mails de mulheres encantadas e impactadas com a história. Além da parte da violência, o livro também é um romance de superação. E envolve o conhecimento da personagem do que é o amor verdadeiro com outra pessoa que conhece. Elas amam isso.

Você nunca acha nada no seu guarda-roupa e não vê a hora de deixar tudo arrumadinho? Aproveite suas férias e organize seu armário com 10 dicas supersimples que vão mudar sua vida

10 dicas para arrumar seu guarda-roupa que vão mudar sua vida

Foto: Freeimages

As férias chegaram e você prometeu para si mesma - e para sua mãe - que vai arrumar todo o seu quarto, principalmente o guarda-roupa? Não podemos te ajudar nessa missão! Conversamos com a personal organizer, Lu Iannace da empresa Tudo Pode Ser Organizado, para ela listar 10 dicas superfáceis que vão mudar sua vida real, oficial. Olha só!

1-Seleção Comece avaliando e experimentando suas roupas. Vá separando aquelas que vão consertos, higienização, e as que você não vai usar mais.

2- Higienização Proceda uma limpeza com aspirador de pó e pano úmido. Deixe-o bem limpinho.

3- Planejamento Analise o espaço que você tem para guardar suas roupas. O ideal é ter tudo a vista, mas se não der priorize aquilo que usa mais deixando mais acessível. Utilize o maleiro para roupas de pouco uso como vestidos de festas e casacos de lã. Cleaning

4-Separação e Categorização Vá separando e categorizando suas roupas por itens. Ex: blusas manga longa, blusas manga curta , regatas, camisas , calças, casacos, ginástica ,biquínis, sapatos ,bolsas acessórios e bijuterias.

5- Cabides Use cabides iguais para pendurar suas roupas elas ficam mais uniformes. Não pendure mais de uma peça em cada cabide. De prioridade para pendurar as suas roupas mais delicadas e que amassam mais.

6-Roupas Dobradas As roupas dobradas e que vão para prateleiras como camisetas , roupas de lã, moletom, devem seguir um mesmo tamanho de dobra de largura e comprimento. Nesse caso pode usar um molde para dobrá-las. Isso ajuda a manter organizado e a estética fica boa também.

7- Gavetas Nas gavetas coloque suas peças íntimas, pijamas, ginástica, camisetas . Existem produtos organizadores do tipo colméias ou caixinhas que separam e que ajudam a manter organizado.

8- Cores Use sistema de cores tanto para as roupas de cabides como para as dobradas, comece do claro para o escuro. Fica mais fácil de encontrar as peças por cor. Você pode usar uma paleta de cores para te guiar nessa sequência.

9- Sapateira Com os sapatos, para ganhar espaço nas prateleiras coloque um par na frente do outro. Se tiver espaço faça uma prateleira com suas bolsas e carteiras, ou poderá também guardá-las em caixas organizadoras.

10- Acessórios Para deixar seus acessórios de uma maneira bem prática, você pode usar cestos ou caixas para seus lenços e cintos, caixinhas com divisórias e ganchos para as bijuterias . guarda-roupa

Toda vez que assiste à Pretty Little Liars você sonha em arrasar no colégio como as meninas? Acredite, é mais fácil do que imagina. Confira esta matéria e colecione fãs pelos corredores!!

Veja a Galeria