O ano letivo está acabando e você ficou em prova final? Caaaalma! Conversamos com um especialista, que deu dicas superimportantes para você

6 dicas para arrasar na prova final

Foto: Bo Campos

Fim de ano é sempre aquela correria tentando colocar as matérias acumuladas em dia para evitar uma reprovação. Enquanto alguns conseguem aprovação direta, outros precisam fazer uma prova final para não repetir tudo no ano seguinte. Nessa hora, todo tipo de ajuda é bem-vinda, não é mesmo?

Pensando nisso, conversamos com João Octávio, coordenador pedagógico da PenseBem, que deu dicas superlegais para quem está precisando de uma forçinha na escola. “O que deve ser feito agora é priorizar matérias e assuntos em que se tenha maior grau de dificuldade, além de usar formas de fixar a matéria estudada ao longo do ano letivo”, aponta Marcio. Confira a seguir, 6 dicas essenciais para fazer a prova final e arrasar. Olha só:

1. Foco nos assuntos mais relevantes

Em geral, as provas finais ou de recuperação focam em tópicos que são de maior importância para uma continuidade do aprendizado. “As escolas tendem a cobrar mais o conteúdo de base, necessário para aprender outras matérias no ano seguinte”, afirma Marcio.

2. Resumos

Fazer resumos é uma das medidas mais eficazes para fixar conhecimento. Como é necessário estar por dentro de todo conteúdo abordado em todos bimestres/trimestres, resumir a disciplina em algumas páginas irá ajudar.

3. Gráficos e imagens

Ter exemplos reais do que se lê é importante para absorver e treinar. Por isso, sempre que possível, faça gráficos e veja imagens que demonstrem a teoria. Esquemas cronológicos ou sequenciais também são úteis.

4. Provas anteriores

Refazer exercícios e praticar com provas antigas é uma das melhores maneiras de se dar bem na prova final. “Talvez essa seja a dica mais importante”, esclarece o especialista.

5. Conte para seus pais

Não adianta esconder a situação. O melhor é contar com o apoio dos responsáveis para aguentar a pressão.

6. Controle o nervosismo

A ansiedade é o inimigo número um dos estudantes que estão em prova final. Por isso, tenha autoconfiança e dedique-se com afinco. Valerá a pena.