Apostamos que ser reprovada não está entre as suas várias metas, certo? Então, o jeito é começar a agir para que se dê bem desta vez. Confira algumas dicas:

Dicas para reverter a situação e não repertir de ano

Foto: Arquivo Atrevida

Seu boletim no ano passado não foi aquele sucesso que seus pais esperavam e, no final das contas, deu (muito!) ruim. Agora, este será um ano letivo no estilo “vale a pena ver de novo”, enquanto a maioria dos seus amigos seguirá em frente. Mas, repetir de ano vai muito além de ser uma oportunidade de rever aquela aula de matemática que a deixou superconfusa no segundo bimestre. O fato “voltar à mesma série” pode gerar um sentimento de fracasso. É o seu caso? “Todas as vezes que fracassamos sofremos, mas também temos de refletir sobre quais comportamentos nos fizeram falhar. Aprendemos muito quando acertamos e muito mais quando erramos”, explica a psicóloga Letícia de Oliveira, especialista em análise comportamental. “Rever suas falhas e acertos e planejar uma nova maneira de agir vai ajudá-la neste momento”, completa.

Aí chega aquela hora de encarar a turma nova que, até então, estava um ano atrás de você. Vai rolar certa vergonha de todos? Não precisa, mas pode acontecer, sim. E isso é absolutamente normal, fique tranquila. “Com o tempo, este sentimento deve ficar de lado e o foco serão as novas relações e os novos objetivos”, lembra a dra. Letícia. Além do mais, não se preocupe, pois as amizades não são baseadas no seu desempenho escolar. Ou seja, você fará amigos pela sua empatia e alegria. E a meta agora é ralar de estudar para arrasar!

Bora? Agora vai?

#1 Estude um pouco todos os dias. Se fizer disso uma rotina (como comer e escovar os dentes, por exemplo), você não vai nem sentir que é um sacrifício. Revise cada aula quando chegar em casa. Assim, quando vierem as provas, não vai ter de estudar tudo de uma vez. E vamos combinar que não custa nada estudar uma horinha a mais, né?

#2 Ensine seus novos colegas. Aproveite o fato de já ter visto o conteúdo no ano passado para refrescar a sua memória e ensinar algo. A gente também aprende muito enquanto ensina.

#3 Nunca leve dúvidas para casa. Se fez isso no ano passado, pense em como esta atitude foi prejudicial. Ficou com vergonha de perguntar na frente de todo mundo? Não quis levantar a mão só porque estava no final da aula? Não tem problema. Desde que procure o professor em um outro momento ou retome o assunto na aula seguinte. Só não vale ficar com cara de ponto de interrogação, ok?

#4 Procure não faltar às aulas. Mas se for necessário, pegue a matéria dada com um colega. Não caia na besteira de pensar que, só porque já viu o que foi ensinado no ano passado, não  precisa ver de novo.

#5 Dê atenção extra às matérias em que tem mais dificuldades. Mas não deixe de estudar as que tira de letra.

#6 Seja consciente e faça uma lista de tudo o que atrapalha seus estudos – mesmo que sejam coisas de que você goste. Tente eliminar esses itens enquanto estiver se dedicando aos livros. Algumas dicas do que pode ser: redes sociais, WhatsApp, BFF ligando o tempo todo, namorado querendo atenção 24 horas… Pense no que pode ter atrapalhado o seu caminho no ano passado e mude já!