A prova do ENEM está ai e você precisa de uma boa nota, certo? A Atrê descobriu truques para quem está fera na matéria e também para quem não teve tempo para estudar taaaaanto assim...

Como usar o tempo em seu favor no ENEM 

A maior dificuldade do ENEM está no tempo para fazer a prova. São 4h30 para fazer as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e mais 5h30 para fazer as provas de Linguagens, Códigos, Matemática e mais a redação. Para facilitar, o engenheiro civil – e campeão em ser aprovado em provas de concursos públicos – Paulo Cesar Pereira, o Sapóia, preparou uma divisão de tempo PER-FEI-TA, que vai te salvar...

ENEM: correr contra o tempo

É preciso correr contra o tempo no ENEM. Prepare-se, já!
Foto: Reprodução 

ENEM no sábado

Tente usar aproximadamente 10 minutos para cada página da prova. Assim, você tem uma média de 2,5 minutos para cada uma das questões. Além disso, é preciso garantir ao menos 30 minutos para preencher o gabarito e, nessa contagem, ainda sobram 15 minutos para o caso de você ter que revisar mais alguma coisa.

ENEM no domingo

Esse dia é mais #tenso. Você tem uma hora a mais, mas não se deixe enganar, que a correria será ainda maior. Em geral, as questões de matemática levam mais tempo para ser resolvidas, então você vai ter que espremer o tempo nas respostas das outras matérias, que são mais simples. Dá pra fazer assim: use 3 minutos para cada pergunta de matemática, 2 minutos para as questões mais simples, tente fazer a redação em no máximo uma hora e aperte o gabarito em 20 minutos, afinal, já vai rolar uma experiência no segundo dia, né? Assim, sobram uns 25 minutos para você revisar o que for preciso. Não é o tempo dos sonhos de ninguém, mas garante que você resolva a prova toda com segurança :)

E para quem não é bom em Exatas, #FicaDica: segundo Edmilson Motta, coordenador de vestibular e professor de matemática do Etapa, o segredo para arrasar na prova de Exatas do ENEM é ficar fera em porcentagem, regra de três e prestar atenção nos problemas.