Então, saiba tudo sobre a rotina de um fotógrafo e o caminho das pedras para ter sucesso na profissão

Profissão: fotografia

Descubra se o seu lance é fotografia
Fotos: Arquivo pessoal


O dia a dia de uma fotógrafa de verdade!

Thalita Alves, 19 anos, começou a fotografar profissionalmente aos 17, mas antes já estava no caminho da profissão. “Fiz o primeiro curso de fotografia quando tinha 11 anos."

O talento para fotografar é de família: seu pai é fotógrafo profissional e deu cursos na área durante 15 anos. O irmão também é fotógrafo.

Atualmente, ela trabalha no Núcleo A de fotografia e cinema e tem uma rotina pesada. Mesmo assim, ela adora o trabalho que faz. Os casamentos são seus preferidos. “A seqüência dos acontecimentos é muito legal. E eu gosto de fazer making off, acompanhando a noiva desde a hora em que ela está se arrumando no salão de beleza até quando chega à igreja.” Por isso, ela não reclama de perder os finais de semana. “Minhas baladas são só trabalhando.”



Mas o esforço vale a pena, sem falar as histórias que ela tem para contar. “Já aconteceu dos noivos contratarem o nosso serviço, mas não gostarem de sair na foto. Aí temos que ter jogo de cintura para levar a situação e pedir para que posem para as fotos.”

“Durante a semana, eu fotografo em estúdio, que é mais flexível e, nos finais de semana, vou para os eventos, que são muito mais puxados.”

 

Para se tornar fotógrafa pra valer, é importante saber:

Quanto ganha: O salário médio inicial de um fotógrafo é R$ 1.500, mas depende da área. Há profissionais que recebem por trabalho realizado, que pode chegar a R$ 400 por uma saída de três horas.

Precisa gostar de... “Arte! Além disso, tem que ter visão para conseguir olhar a cena e ver o que pode ficar bacana. Além de dominar técnicas de iluminação, enquadramento e composição de cena”, explica Thalita.

Onde trabalhar: Em jornais, revistas, livros, agências de publicidade, gravadoras, empresas e estúdios fotográficos.

Faculdade ou curso de fotografia: Há duas opções: bacharelado, que dura quatro anos, e técnico que leva em média dois anos. Os dois cursos possuem aulas teóricas e práticas. Entre as disciplinas estão: história da arte, história da fotografia, teoria da comunicação, forma e composição, filosofia da imagem, fotografia publicitária, digital, de eventos, direção fotográfica e fotojornalismo. Há aulas também em laboratórios de revelação.

Dica! É importante estar sempre se atualizando. Há muitos workshops e cursos de curta duração com temas específicos.