A Atrê dá dicas de como treinar para fazer a redação da escola e perder de vez o medo! Anota tudo, hein?

Como fazer a redação da escola

Saiba como fazer uma ótima redação!

Foto: SXC

Reportagem: Eliane Barros
Edição de web: Adriane Schultz

Fazer uma redação na escola não é tarefa nada fácil e pode dar bastante trabalho, mas não precisa desanimar antes de começar a escrever! A Atrê entrevistou profissionais que dão dicas especiais na hora de fazer a redação da escola. Fica ligada!
 
"Essa é uma atividade como girar bambolê ou nadar: quanto mais praticamos, melhores vamos ficando”, garante a professora Camile Tesche, que dá aulas na Escola Móbile, em São Paulo. A primeira dica da professora para fazer uma boa redação é escrever todos os dias um pouquinho, mesmo que o professor não tenha pedido. “Pode ser um blog, uma carta para uma amiga, um bilhete para a mãe, uma peça de teatro para ser apresentada para a família”, sugere Camile. Outra dica é ler sempre e muito, e sem preconceitos. “Há muitos livros, revistas, histórias em quadrinhos e jornais por aí e todos eles podem trazer novas ideias e palavras”, sugere Camile.

Vale também pensar que uma redação é como o corpo humano: tem cabeça, tronco e pernas, todos interligados. “Assim também deve ser uma redação. É preciso haver uma introdução, que deverá ser desenvolvida com uma sequência de fatos, personagens, tempo, espaço e, acima de tudo, um conflito. Sem ele, qualquer história ficará sem tempero, tornando-se um simples relato sem emoções”, destaca Maria Cleire Cordeiro, que coordena o Departamento de Língua Portuguesa do Colégio Dante Alighieri, em São Paulo.

Outro ponto importante da redação é a conclusão. Não dá para deixar uma história sem fim, né? A dica da Maria Cleire é terminar a narrativa de uma forma surpreendente, trágica, cômica, inusitada. Isso porque temos de conquistar o leitor pela emoção, pelo inesperado.

Como ir bem na redação da escola

A Atrê dá dicas de como ir bem na redação da escola!

Foto: SXC


Faça um rascunho da sua redação!

O primeiro passo é fazer um rascunho da sua redação. “Ele vai ajudá-la a organizar melhor o raciocínio e a perceber quais ideias devem ser exploradas e quais devem ser deixadas de lado”, garante a professora Camile, complementando que listar as ideias, fazer esquemas ou mesmo desenhos pode ser bastante útil.

Antes de começar o rascunho da redação, leia com bastante cuidado a proposta da redação e planeje como ela será desenvolvida. Se ela pediu, por exemplo, uma narrativa de mistério, pense sobre as características desse tipo de texto e sobre os elementos que devem ser apresentados: quem são os personagens? O que vai acontecer com eles? Qual será a situação misteriosa? Onde e quando os fatos acontecem? Quem vai contá-los?