Está preparada para o Enem 2016? Conversamos com um especialista, que indicou 5 possíveis temas da atualidade para a redação do Enem 2016. Confira!

5 possíveis temas para a redação do Enem 2016

Foto: Shutterstock

O Enem 2016 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece nos dias 5 e 6 de novembro e uma das maiores preocupações dos candidatos é a redação. Para te ajudar a se preparar para a prova, conversamos com o professor de redação do Sistema Ari de Sá, João Filho, que indicou 5 possíveis temas da atualidade que podem ser a proposta da redação. Olha só: 

1) Jogos olímpicos no Rio de Janeiro

As Olimpíadas Rio 2016 trouxeram ao Brasil um imensurável legado histórico. Foi a primeira vez em que esses jogos aconteceram na América Latina. Além disso, os jogos ocorreram diante de vários aspectos negativos: crise de refugiados, um delicado momento político do país, boatos de atentados, proliferação do zika vírus no país. Mesmo com essas adversidades, os jogos foram um sucesso.

2) Ética, democracia e justiça no Brasil

Nos últimos anos, o brasileiro tem se envolvido mais com a política do país. Movimentos muitas vezes formados por pessoas sem ligações partidárias tomaram as ruas no decorrer do ano com o objetivo de contestar as práticas existentes e gritar por leis mais rigorosas.


3) Liberdade de expressão e ativismo nas redes sociais

A internet tornou-se um campo de discussões, exposição e de defesa do próprio eu. Ideias contrárias passaram a cruzar-se nas redes sociais buscando, cada uma, a sua superioridade. Nesse contexto, muito se discutiu sobre até que ponto as redes sociais são um ambiente propício para a expressão e afirmação das próprias ideias. 

4) Os desafios ambientais no século XXI

Ainda vai demorar para que o meio ambiente deixe de ser pauta em debates. No final do ano passado, vimos o desastre em Mariana, que devastou cidades e matou diversos ecossistemas ao longo do Rio Doce. Em meio a esse fato, podem ser questionadas as atitudes que o homem pode tomar para reparar os danos causados à natureza e o que ele pode fazer para evitar mais problemas ambientais.


5) Diversidade cultural e igualdade de gêneros

É possível traçar uma análise da formação do povo brasileiro, tendo como foco a questão que envolve as culturas indígena e quilombola, que foram, por muito tempo, engolidas pela cultura branca dominante e hoje se reafirmam na sociedade como partes integrantes da composição cultural nacional. Além disso, vivemos em uma época em que se discutem, seja na mesa de um restaurante, seja em plenária na Câmara, temas relacionados à igualdade de gênero e ao conceito de família no século XXI.