Já está mais do que na hora de começar a estudar para o vestibular! Por isso, selecionamos 5 passos incríveis que vão te ajudar muito na hora de fazer a prova

Guia de estudos: 5 passos para fazer um bom vestibular

Foto: Shutterstock

As férias de julho já estão acabando e você já parou, pelo menos, 5 minutinhos para estudar? Vale lembrar que os últimos meses do ano passam rapidinho e você vai precisar lidar com váááárias provas como, o temido vestibular da faculdade.

Mas, tenha calma! Não é tão difícil quanto parece. Você só vai precisar de tranquilidade, dedicação e planejamento. Conversamos com a Angela Moreira, coordenadora pedagógica do Colégio Nossa Senhora do Rosário, que listou 5 passos para você arrasar e fazer um bom vestibular. Quer saber? 

1. Seja curioso e comprometido

Sem dúvidas, o conteúdo ministrado em sala de aula é muito importante, mas nem sempre os alunos estão atentos ou dispostos a entendê-lo na primeira vez que têm contato com o assunto. Por isso, a expert sugere que os temas sejam complementados em casa, com exercícios e pesquisas em outras fontes. ''Assim, a aluna descobre quais são suas dúvidas e pode esclarecer tudo com o professor antes do dia da prova'', afirma.

2. Comece pelo que é mais fácil

Muitas pessoas acham que devemos começar os estudos pela matéria mais difícil, certo? Errado! ''O que não pode ocorrer é a dedicação absoluta a determinadas disciplinas em detrimento de outras'', diz a especialista. Em avaliações compostas por várias disciplinas, como Enem e Fuvest, começar pelo conteúdo que tem mais familiaridade dá ao aluno autoconfiança durante a prova, o que pode resultar em uma melhor colocação. Anotou essa, girl? 

3. Fique atento aos assuntos do momento

Os professores devem sempre falar sobre assuntos relevantes para o momento atual, porém, é papel do aluno estar atento ao que vê, lê e ouve no dia a dia. ''Isso pode ser um diferencial em relação ao concorrente na hora de fazer o vestibular'', afirma. 

4. Busque apoio

Família, amigos e, claro, os professores são peças fundamentais nesta preparação. O aluno deve expandir a visão que tem do professor como alguém que atua apenas na sala de aula. ''O fator psicológico é fundamental, então, o aluno deve ter confiança de que está cercado de pessoas que estão dispostas a ajudá-la”. 

5. Chegou a hora: o que fazer? 

Após estudar, alguns alunos não se sentem seguros no dia da prova. Pensando nisso, a expert preparou um check list indispensável:

- Checar a localização da prova 

- Chegar com antecedência de 30 minutos

- Conferir os documentos e materiais necessários

- Ler toda a prova com calma

- Começar pelos assuntos de maior familiaridade, sem perder a divisão do tempo para toda a prova

- Nas questões em que há dúvida, marcá-las para, posteriormente, respondê-las com mais calma

- Fazer uma revisão final antes de preencher o gabarito

- Preencher corretamente o gabarito

Partiu estudar?