What? Redação do Enem 2016 pode ser cancelada. Entenda!

Uma coisa é certa: as polêmicas sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 estão confundindo a nossa cabeça. Após o pedido de cancelamento às vésperas da prova, o procurador Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal no Ceará, entrou com um pedido para anular a redação do teste. O motivo? Um possível vazamento do tema.

Durante a prova, 11 pessoas foram presas por fraude e, segundo a PF (Polícia Federal) do Ceará, um dos candidatos detidos no domingo já sabia o tema da redação antes do início da prova. #ComoAssim? Para quem não sabe, o tema da redação do Enem foi "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". 

Outra polêmica que está rolando é que o tema da redação é o mesmo que um post de 2015 do Ministério da Educação sobre uma "foto falsa" do exame que estava circulando pelas redes sociais. Os dados apresentados nesse post viral, inclusive, são os mesmos que foram usados como base para a redação desse ano. 

Em nota, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirma que a semelhança dos temas aconteceu por coicidência e que os casos estão sob investigação. Segundo a publicação, Inep e a PF garantem "empenho para apurar os fatos, garantindo que não haja prejuízo aos participantes". 

O que vocês estão achando de tudo isso?