Chega de dúvidas, vem conferir 6 fatos sobre sexo que você precisa saber antes da primeira vez

Da Redação

6 coisas que você precisa saber antes da primeira vez

Foto: Shutterstock

Começar a vida sexual também exige responsabilidade, afinal, sexo é papo sério! Se não se cuidar, você corre o risco de pegar uma DST que pode até ser incurável, como a aids. E isso sem falar, claro, na possibilidade real de ter um bebê, mesmo que você transe só uma vez, e ainda que não leve a transa até o final. Conversamos com especialistas que responderam 6 dúvidas que toda menina precisa saber antes da primeira vez. Olha só: 

*OBS: é indispensável que você procure um ginecologista para ter essa conversa, ok? 

Ejacular fora: interromper a transa para o menino ejacular fora é fria. Isso porque o espermatozoide é liberado durante toda a relação sexual. Portanto, a partir do momento em que houver a penetração, existe também o risco de engravidar.

Primeira vez: se você já ovula e um espermatozoide fecunda seu óvulo, não importa se é a primeira, segunda, terceira vez... O resultado é um baby!

Nunca menstruei: ao contrário do que muitas meninas pensam, é possível engravidar antes da primeira menstruação. Isso porque a ovulação acontece mais ou menos 15 dias antes, e não tem como a garota saber se isso já está rolando no organismo dela ou não. Daí a importância de se prevenir sempre.

Tô menstruada: algumas mulheres têm ciclos menstruais irregulares e, por isso, podem ovular duas vezes no mesmo mês. Uma dessas ovulações pode acontecer durante a menstruação, e se rolar algo nesse período e o espermatozoide atingir o óvulo, bebê à vista!

Nas coxas: se o garoto ejacular nas áreas próximas à vagina, já existe o risco de engravidar. Por outro lado, não é possível engravidar fazendo sexo oral, pois o sistema digestório não tem ligação com o reprodutor.

Sexo anal: assim como no sexo oral, durante a prática do sexo anal não é possível engravidar. Porém, se rolar sexo sem proteção e na hora da retirada do pênis o esperma escorrer para a vagina, pode acontecer uma gravidez. Melhor se prevenir!

Quem deu as dicas: Domingos Mantelli, ginecologista e obstetra; Erica Mantelli, ginecologista e obstetra; Maria Helena Vilela, educadora sexual e diretora do Instituto Kaplan; Sandra Lima Vasques, psicoterapeuta e educadora sexual do Instituto Kaplan; Thaís Petro‑Garcia, psicoterapeuta cognitivo-comportamental.