Saiba tudo sobre a camisinha, aprenda a colocar e perca o medo de tocar no assunto com o seu namorado e a sua mãe

Reportagem: Rose Mercatelli

Camisinha

Saiba tudo sobre a camisinha
Foto: SXC

Passo a passo: aprenda a colocar a camisinha no seu namorado
1. Abra a embalagem com cuidado. Nunca use os dentes para não furar a camisinha.
2. Coloque a camisinha somente quando o pênis estiver ereto.
3. Aperte e dê uma torcidinha de leve na ponta do preservativo para retirar o ar. Depois, desenrole-a até a base do pênis, deixando a ponta totalmente livre para receber o esperma.
4. Após a ejaculação, a camisinha deve ser retirada com o pênis ainda ereto. A abertura do preservativo deve ser fechada com a mão, para evitar que o esperma vaze.
5. Dê um nó e jogue-a no lixo. Isso evitará vazamento e possíveis contaminações ao ser descartada.
6. Nunca use a mesma camisinha mais de uma vez.

Alguns cuidados no uso da camisinha
Além de colocar corretamente, é preciso prestar atenção em alguns detalhes para ter certeza de que a camisinha vai cumprir o seu papel.
- Todo cuidado é pouco! Unhas, dentes e anéis podem rasgar o material de que é feito o preservativo.
- Use, de preferência, as camisinhas lubrificadas, vendidas em pacotinhos quadrados à prova de luz. Só use lubrificantes extras se for necessário e, mesmo assim, fique com aqueles que têm base aquosa.
- A camisinha que contém espermicida é mais eficaz.
- Guarde a camisinha em lugar fresco e escuro, pois o calor, a luz e a umidade danificam a borracha.
- Avise seu namorado e peça a ele para não carregar o preservativo na carteira ou no bolso de trás da calça, pois o peso e o calor podem ressecar o látex, facilitando o aparecimento de furos.
- Não desenrole antes de usar.
- Se comprar a camisinha na farmácia, olhe na embalagem a data de validade e veja se ela tem o registro do Inmetro, um órgão que fiscaliza todos os produtos industrializados.
- Camisinha não tem efeitos colaterais. Por isso, o cara pode usar à vontade. Menos de 1% das pessoas têm reação alérgica, que se resolve trocando a marca da camisinha.
- O método não precisa de receita médica. Mas isso não quer dizer que você está dispensada do ginecologista. O preservativo é barato e a dor de cabeça que ele evita vale cada centavo investido.
- O método é eficaz em mais de 90% dos casos.

Minha mãe achou uma camisinha na minha bolsa. E agora?
A única saída é bater um papo com ela a respeito de sexo seguro. Diga que o fato de ter uma camisinha na bolsa não quer dizer que já transou, mas que você sabe que, um dia, terá sua primeira relação sexual e quer estar prevenida. Diga que essa é uma prova de sua responsabilidade e maturidade. E dê um tempo para ela assimilar a situação. Nem sempre é fácil para uma mãe aceitar o fato de que a filha está crescendo. Por isso, nada de brigas. Converse calmamente, mostrando o quanto confia nela e em si mesma.

Se o seu namorado não quiser usar camisinha
O jeito é conversar com ele. Explique que o preservativo protege os dois tanto de uma gravidez não planejada quanto de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Se ele vier com aquele papo antigo de que camisinha diminui o prazer, diga a ele que o que estraga tudo é o medo, as preocupações que surgem na hora H se os dois não estiverem se sentindo protegidos. Usando o preservativo vocês podem aproveitar o momento sem encanações. Agora, se mesmo assim ele recusar, o melhor é dar adeus e ir embora. Se ele não se preocupa com o futuro e a sua própria saúde, azar o dele. Você é que não precisa entrar nessa barca furada.