Cólicas, dores no corpo, alterações de humor... Você reclama disso todo mês, mas será que sabe mesmo o que está acontecendo com seu corpo? Se ainda não, a gente explica agora!

Todo mês é a mesma coisa: você se senta inchada, quer comer mil barras de chocolate, uma hora quer dar um block no mundo, em outras quer desabar em lágrimas, até que, de repente, menstrua. Aí você passa de cinco a sete dias nisso e pronto, está livre! Quer dizer, até começar tudo de novo. Parece uma conspiração do universo, mas isso é o ciclo menstrual. Na verdade, essa é a sua visão dele, porque enquanto você sofre esses sintomas, está acontecendo um montão de transformações necessárias no seu corpo. Quer ver? 


(Divulgação)

Antes da menstruação:
Se você nunca menstruou, antes da menarca (primeira menstruação) o corpo vai dando sinais. Os seios crescem, os pelos começam a aparecer, e você passa a ter uma secreção vaginal branca ou amarelada. Agora, se já menstruou, dias antes de "sangrar" começa a tensão pré-menstrual (TPM), causada por um hormônio chamado progesterona. Sim, é ele o responsável pelo inchaço, aumento de peso e dores nas mamas. O que acontece nessa fase é que a ovulação - quando o óvulo é liberado pelo ovário para as trompas para que seja fecundado, que em outras palavras significa "preparar para uma gravidez" - já aconteceu. 

Durante a menstruação:
Quando ela começa é como se o corpo se renovasse. Como não houve gravidez, o útero fica pronto para se livrar de toda a preparação feita para receber o embrião. Ele expulsa o óvulo não fecundado e a camada de sangue que o protegia. Para que essa camada se desprenda com facilidade, o útero se contrai repetidamente no começo da menstruação e é esse processo que causa a cólica - para algumas meninas, mais fraca ou mais forte. Nesta fase, a produção de progesterona cai e as emoções tendem a voltar ao normal!  


(Divulgação)

Depois da menstruação...
Com o fim da menstruação, a mucosa do útero volta a se preparar para uma nova possível gravidez, ficando espessa e rica em vasos sanguíneos e nutrientes. É nessa fase que ocorre a ovulação, mais precisamente no período fértil, que ocorre no 14º dia após o início do ciclio. O óvulo maduro sai do ovário em direção ao útero e passa pelas trompas. Esse caminho demora cerca de três a quatro dias e, se não for fecundado, o óvulo se dissolve. Essa é a fase de equilíbrio, tanto emocional quanto corporal.  

E aí, sobrou alguma dúvida? Poste nos comentários!