Xô, TPM! Confira dicas de especialistas para amenizar o problema. Quer ver?

Descobrimos dicas para acabar de uma vez por todas com a TPM

Foto: Shutterstock

Mau humor, crises de choro, vontade de ficar sozinha... Tudo ao mesmo tempo e agora! Isso quer dizer que a tensão pré-menstrual (TPM) está batendo, insistentemente, à sua porta. Mas calma lá, controlar o problema é mais simples do que você imaginava. Fique atenta a estas dicas e livre-se deste problema:

1) Se jogue nas atividades físicas. Que tal uma caminhada, dançar, andar de bike, nadar ou jogar vôlei? Fazer exercícios faz bem para o corpo e a mente, e libera endorfina, o hormônio que nos deixa dispostas e com ótimo humor.

2) Alimente-se bem. Coma legumes e verduras, carnes magras e frutas. Um pedacinho de chocolate também vai bem, pois ele estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de calma e felicidade – mas com moderação, ok?

3) Não fuja do contato social! Procure sair com as amigas (ou com o crush) e fazer atividades que você adora. Acredite, isso diminuirá toda a tensão do período e dará um up na sua autoestima. 

Se mesmo com estas dicas a TPM insistir em dominá-la, consulte o seu médico. O tratamento clínico pode incluir remédios fitoterápicos (feitos com plantas medicinais), antidepressivos leves, além do anticoncepcional.

Quem deu as dicas: Sônia Eustáquia, sexóloga e psicóloga pós-graduada em sexualidade humana, e os ginecologistas Dr. Silvio Takata, da Clínica Prime, Dra. Viviane Monteiro e Dra. Vivian Regina Matos Souza.