Você ainda sente aquela tensão só de pensar que precisa se consultar com um ginecologista. Conversamos com uma expert para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Quer ver?

Ginecologista: tire todas as suas dúvidas sobre a primeira consulta

Foto: Shutterstock

Nove a cada dez meninas cogitam procurar um médico para tirar todas as suas dúvidas sobre saúde feminina e sexo, porém, rola aquela tensão do que vai acontecer na consulta. Para ajudá-la a mandar este medo para bem longe, respondemos agora algumas das maiores dúvidas das girls sobre a primeira vez frente a frente com um ginecologista!

 Quando devo ir?

É interessante procurar um ginecologista a partir da sua primeira menstruação. Ele poderá ajudá-la respondendo todas as suas perguntas e auxiliando de agora em diante, para que se cuide direitinho.

O que acontece lá dentro?

Pode respirar aliviada, a consulta não é nenhum bicho de sete cabeças, e o ginecologista não irá pressioná-la nem julgar o que disser. A primeira consulta, geralmente, é um bate-papo, no qual o médico faz perguntas sobre o seu quadro clínico, que inclui os seus hábitos, tudo sobre o seu ciclo menstrual, sobre doenças na família, etc.

O que falo pra ele?

Tudo o que quiser! Deixe a vergonha do lado de fora. O ginecologista é a única pessoa que poderá tirar todas as suas dúvidas e que não vai rir ou julgar as suas questões. Ele está superpreparado para lidar com situações como esta!

Alguém precisa entrar comigo?

Se você não se sente à vontade, não, ninguém precisa entrar com você na sala. Caso a sua mãe insista, ela pode ajudar o médico com informações sobre o seu desenvolvimento que você não sabe ou lembra. Mas é bacana que tudo seja conversado antes entre você e ela. Se não for se sentir à vontade, fale para ela que prefere entrar sozinha. Não existe problema nenhum nisso!

Ele vai contar o que disse pra alguém?

Jamais! Pode ficar tranquila, pois o seu médico não contará nada sobre o que conversarem com ninguém, nem com a sua mãe. Conversas entre médico e paciente são sigilosas. Somente em casos de doenças ou abusos que coloquem em risco a vida da garota é que ele deverá conversar com os pais.

Vou ter de ser examinada?

Depende! Se você for virgem, o médico examinará apenas os seus seios, a região abdominal e a parte externa da região genital. Caso já tenha tido relações, ele examinará a vagina internamente. Fique calma, pois o exame é importante para prevenir e diagnosticar doenças.

Quem deu as dicas: Sônia Eustáquia, sexóloga e psicóloga pós-graduada em sexualidade humana.