Masturbação, virgindade, prazer... são muitas dúvidas. Aqui a gente te ajuda a tirar os grilos da cabeça e a ter uma vida sexual mais satisfatória

Reportagem: Rose Mercatteli

Masturbação

Tire suas dúvidas sobre masturbação. Nada de ficar encanada!
Foto: SXC

1. O que é masturbação?
A masturbação é uma maneira de ter prazer por meio de carícias nos órgãos genitais. Ela pode ser considerada uma das práticas sexuais mais comuns.

2. A masturbação é prejudicial à saúde?
Não. A masturbação não causa dano à saúde física ou mental. Masturbar-se é uma forma de aliviar tensões, entender sobre a própria sexualidade e conhecer o corpo.

3. Gostaria de saber com que freqüência posso me masturbar.
Isso varia. Tem gente que se satisfaz masturbando-se uma vez por semana, outras, diariamente. Mas, se a pessoa só faz isso, é bom ficar alerta: será que não está abrindo mão de outras formas de prazer e diversão?

4. É verdade que quem se masturba não sente prazer quando casada?
Ao contrário. Dizem os especialistas que a prática da masturbação pode ajudar no desenvolvimento da sexualidade. É uma forma de conhecer o corpo e saber o que dá prazer. Dessa maneira, se pode dizer ao namorado (ou marido) quais as carícias que aprecia mais.

5. Posso perder a virgindade me masturbando?
Depende. Se você utiliza acessórios e os introduz na vagina ou força a abertura vaginal, pode provocar o rompimento do hímen. Mas, se apenas acaricia seus genitais, sem forçar nada, não é provável que isso aconteça.

6. Existe risco de contágio se houver contato do sêmen de um menino infectado por alguma DST com a vagina, enquanto um masturba o outro?
Os cientistas dizem que é possível acontecer uma contaminação quando há masturbação mútua, desde que os fluidos sexuais estejam contaminados. Se houver algum machucado, por menor que seja, nas mãos ou nos dedos, este pode levar os microorganismos causadores de doenças até a mucosa vaginal .E, se nesse local também houver um corte, essa microlesão poderá funcionar como porta de entrada para bactérias e vírus, como o causador da aids, permitindo que os microorganismos entrem no corpo da menina.

7. Penso em me masturbar todo dia. É normal?
Pensar em masturbação todo dia não é doença. O problema é quando esse tipo de pensamento (ou de ação) não deixa espaço para mais nada na sua vida. Se a menina só se masturba o tempo todo e deixa de lado os estudos, os amigos, ou mesmo um namorado, é sinal de que alguma coisa não vai bem.

8. A masturbação causa acne no rosto e aumenta os mamilos dos homens?
Não! Tudo isso que falam a respeito do assunto não passa de mito. A masturbação não tem nada a ver com o desenvolvimento dos mamilos ou com o aparecimento de espinhas. Existe apenas coincidência, pois é natural surgir acne na adolescência.