Para divar, aqui revelamos os dez mandamentos essenciais que você precisa saber para cuidar das madeixas, definir as molinhas, evitar o frizz e deixar seus cabelos cacheados e ondulados ainda mais em evidência!

Por Clariana Zanutto

10 dicas essenciais de como cuidar dos cachos

Foto: Reprodução | Instagram

1) Mantenha os cachos sempre hidratados e nutridos

Brilho, maciez, menos frizz, menos quebra e mais vida! Este combo de benefícios para os cabelos cacheados aparece com a hidratação, que devolve aos fios a umidade, e com a nutrição, que repõe os nutrientes. Cabelos mais secos necessitam de hidratações semanais (às vezes, mais de uma vez por semana). Já os ondulados a cada 15 ou 20 dias.

2) Nunca penteie ou escove o cabelo a seco

Nunca penteie com pentes ou escovas quando o cabelo está seco, pois esse processo tira a definição do cacho, tornando-o armado, em vez de volumoso. Prefira pentear com as mãos com os cabelos molhados. Outra dica é não ficar passando muito a mão nos cabelos secos na tentativa de abaixar o frizz, ou colocar atrás da orelha ou tentar mudar o lado, afetando a definição dos fios.

3) Use pente de dentes largos

Não é aconselhável escovar os cabelos cacheados ou crespos, mas, se fizer, use um pente de dentes largos ou os próprios dedos para arrumar. Também não se deve tocar nos cachos enquanto eles estão secando: isso pode atrapalhar na formação natural das molinhas.  

4) Fique atenta na hora de dormir

Jamais durma com os cabelos molhados. A umidade ajuda a proliferação de fungos e bactérias no couro cabeludo, além de amassar os cachos durante a noite. Para não estragar as madeixas, amarre-os no alto da cabeça e, pela manhã, ajeite-os com as mãos ou com a ajuda de produtos modeladores.

5) Troque sua fronha de algodão por uma de cetim

As fronhas de algodão costumam absorver os óleos que os cachos saudáveis precisam, além de criarem um atrito entre o cabelo e o travesseiro, causando frizz e a quebra dos fios. Já a fronha de cetim fará exatamente o contrário, permitindo que os fios deslizem sem atrito e danificação.

6) Mantenha a definição

O mais importante é sempre manter a definição dos cachos. Ao manipular o cabelo você deve sempre ter cuidado para não esticar os fios. Isso também vale na hora de prendê-los. Outra dica é evitar umedecer o cabelo, pois, às vezes, acaba criando ainda mais frizz.

7) Fique longe do sulfato

Produtos que contenham sulfato, parabeno, silicone (dimethicone), parafina e petrolato são grandes vilões para os cachos. O sulfato resseca ainda mais o fio e os demais componentes atuam como bloqueadores de nutrientes: eles formam uma capa no fio, impedindo a nutrição.

8) Alterne os dias para lavar as madeixas

O ideal é esperar, pelo menos, um dia para poder lavar. O cabelo cacheado, assim como o liso, também produz a oleosidade natural necessária para a proteção do fio. Lavando todos os dias essa proteção é danificada, ressecando os fios.

9) Abuse de acessórios

Quando não der para lavar o cabelo e acordar em um bad hair day, recorra a penteados simples ou use faixas e turbantes, que auxiliam também na hora de dar um up nos cachos. Use e abuse dos acessórios e amarrações para deixar os cachos ainda mais em evidência. 

10) Não utilize alisadores e relaxantes

Além de cortes malfeitos, procedimentos químicos, como alisadores e relaxantes, e o excesso de xampus, condicionadores e cremes para pentear danificam demais os cabelos. Os descolorantes também podem deixar os fios finos e frágeis, fazendo que os cachos percam o seu formato natural.