Beleza / Make It / Dez dúvidas que você sempre teve sobre maquiagem

Dez dúvidas que você sempre teve sobre maquiagem

As maiores curiosidades sobre maquiagem que você sempre teve


Foto: Shutterstock

Sabe aquilo que você sempre quis saber sobre maquiagem, mas achava bobo demais para perguntar? Vamos ajudá-la a afastar de vez todas essas dúvidas e deixar o caminho livre para você arrasar por aí!

Quem tem a boca à la Angelina Jolie, batom de cor escura cai bem? O bocão tão sonhado fica muito bonito quando é valorizado. Por isso, pode usar e abusar dos tons escuros. Só cuidado para não exagerar no contexto: batom forte pede maquiagem mais delicada nos olhos.

Como faço para deixar a boca parecer maior? Para aumentar bem os lábios, use batons de cores mais fortes, como rosas, vermelhos e alaranjados. Mas, se você for discreta, passe um batom de uma cor você goste e aplique bastante gloss no centro dos lábios.

Qual a cor de batom mais indicado para mulheres de peles claras? Depende da maquiagem dos olhos. Caso eles estejam bem marcados, o batom deve ser mais claro. O escuro deixa a pele branca com aparência pálida, por isso, o uso do blush é fundamental.

É mais bonito usar blush combinando com o batom? Um bom make é aquele que está todo em harmonia, mas o ideal é sempre combinar o blush com o seu tom de pele, não com o batom. Peles amareladas ficam bem com blush de variações de rosa. As rosadas pedem tons terracota ou pêssego. Já as morenas ou negras pedem tons de rosa queimado, vinho ou laranja-avermelhado.

Qual é o melhor jeito de fazer um make discreto? Maquiagem discreta não tem, necessariamente, a ver com a quantidade de produtos. Você pode estar toda maquiada, mas se as escolhas forem leves, dará a impressão de “quase nada”. O segredo para isso é usar filtro solar com base líquida, pó aplicado com pincel, blush de cor terrosa ou bronze e, para finalizar, gloss e máscara de cílios transparente.  

Quero arrasar na balada. Qual o melhor make? Uma boa maquiagem turbina qualquer visu e ainda dá aquela forcinha na conquista. Para arrasar na balada, passe uma boa base líquida, pó aplicado com pincel em movimentos circulares, blush marcado nas maças do rosto e abuse de sombra coloridas ou tons escuros e da máscara de cílios – que pode ser a clássica preta ou colorida. Mas não se esqueça: se carregar nos olhos, opte por um batom mais leve ou gloss.

Como passar o corretivo? Use o dedo anelar para espalhar o produto e dê leves batidinhas na região. Dessa forma, o corretivo fica bem leve e discreto.

Os corretivos coloridos são mais eficientes contra olheiras do que os normais? Eles dão maior cobertura para a região. Mas, para esconder tudo mesmo, a dica é aplicar o corretivo colorido por baixo e, por cima, o de um tom mais claro que o da sua pele. Depois, passe a base ou pó no rosto todo.

Quais são os perigos de dormir de maquiagem? Às vezes, a preguiça fala mais alto depois de uma noite intensa e tirar a maquiagem antes de dormir passa a ser segundo plano. Mas dormir assim resulta em vários problemas. É durante a noite que a pele produz óleo e, quando associada à maquiagem, favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além das olheiras que são intensificadas, as linhas de expressão ficam ainda mais marcadas e cílios grudados e murchos. Trash, não? Por isso, pense duas vezes antes de cair na cama toda produzida.   

Minha pele é oleosa. Devo evitar o uso de bases líquidas e cremosas? Não importa se a base é líquida ou cremosa, o importante é que o produto seja “oil free”.

Fico incomodada com minhas bochechas grandes. Existe algum truque para disfarçá-las?  Se você não gosta, o segredo está em evidenciar outras partes do rosto, então, capriche bem no make dos olhos e aplique, com pincel, um pó de um tom mais escuro que sua pele abaixo da bochecha (próximo ao maxilar). Isso dará impressão de um rosto mais fino e de bochechas menores.

O que faço para tirar o brilho da pele? Geralmente, as peles oleosas ficam com aspecto brilhante ao longo do dia. A melhor maneira de se livrar disso é usar cremes preparatórios antes de fazer o make. Limpar bem a pele, tonificar e hidratar com produtos específicos para a oleosidade, ajuda a evitar o brilho. Além disso, tenha sempre à mão um pó translúcido ou lencinhos especiais que absorverem a oleosidade sem remover o make.

 

É possível remover a maquiagem sem o uso de demaquilante? Nada é tão eficiente quanto o demaquilante. Mas caso não tenha um por perto, lave o rosto com sabonete neutro e os resquícios de make que insistirem em ficar, retire-os com óleo corporal, em um algodão umedecido. Depois, lave o rosto mais uma vez com água corrente.

Como fazer os olhos parecerem maiores? Use sombras claras para iluminar a região e passe lápis branco ou nude na linha da lágrima dos olhos.

As sombras escuras deixam os olhos mais expressivos? A expressão vem da sobrancelha e, por isso, é importante deixar a nossa amiga sempre em dia. Mas, se você quiser deixar o olhar mais sensual, invista no trio infalível: delineador, lápis e máscara de cílios.

Quem tem olhos claros deve evitar carregar na maquiagem? Não. Maquiagem escura fica linda para qualquer tipo de olho, não importa a cor. Os mais claros ficam ainda mais em evidência com make escuro.

Quem deu as infos: As maquiadoras Carla Panelli, do Laces and Hair, Valquíria Goes, do Maison Ilha Mar e Camila Irala, e a dermatologista Silvia Zimbres, da clínica Doux Dermatologia.



Comentários