É só a temperatura cair pra nossa pele entrar em estado de alerta? Confira dicas essenciais para arrasar no inverno

Colaborou Gabriela Zavagli

4 dicas para manter a pele linda e hidratada no inverno

Foto: Arquivo Atrevida | Rodrigo Takeshi

Sente que a pele fica menos oleosa durante o inverno? Os lábios ficam ressecados? As espinhas começam a aparecer? Keep calm, nada de entrar em pânico. A Atrê está aqui para ajudá-la a resolver todos esses problemas e ficar com uma pele de diva! Confira as dicas

O problema: pele ressecada

Solução: como a pele tende a ficar mais ressecada e áspera durante o inverno, os cuidados devem ser redobrados. O banho muito quente diminui a oleosidade natural, além disso, transpiramos menos, então a pele acaba ficando mais seca. Para melhorar isso, os hidratantes são essenciais e a água é sua BFF! Procure tomar, pelo menos, dois litros por dia e aposte em cremes que ajudem na hidratação. Vale lembrar que não é apenas o rosto que fica ressecado, o corpo todo merece atenção!

O problema: lábios rachados

Solução: quando a temperatura cai, os lábios ficam mais ressecados do que o normal, e isso acontece porque a pele da boca está sempre exposta e é bem mais sensível. Não é à toa que é só esfriar pra ela rachar a ponto de causar até feridas. Para que isso não aconteça ou que seus lábios fiquem menos ressecados, abuse dos hidratantes labiais. Tenha sempre um com você e passe diversas vezes ao dia. Batons com ação hidratante também ajudam e, de quebra, ainda dão aquela corzinha mara aos lábios.

O problema: nariz vermelho

Solução: já percebeu que durante o inverno a pele fica mais vermelha na região do nariz? É que ele é o responsável por aquecer, umidificar e filtrar o ar que entra em nosso corpo e, quando a temperatura está muito baixa, o corpo precisa de uma ajudinha maior para aquecer o ar que entra pelo nariz e, por isso, uma quantidade maior de sangue vai para esta região, ficando mais vermelha que o normal. Mas fique atenta, se o seu rosto fica vermelho em mais partes, pode ser queimadura do sol. Lembre-se que é importante usar filtro solar mesmo em dias nublados e frios.

O problema: mais cravos e espinhas

Solução: eles aparecem com mais frequência nesta época do ano, pois o frio causa a diminuição da sudorese (ou seja, suamos menos), e os banhos quentes e a redução da ingestão de água obrigam a pele a produzir cada vez mais oleosidade, danificando a tez e facilitando o seu surgimento. Um sabonete específico pode ajudá-la, mas dependendo do seu tipo de pele, alguns tônicos, hidratantes e protetores solar podem piorar a oleosidade, portanto, cuidado, procure um dermatologista para que ele possa ajudá-la.

Quem deu as dicas: dra. Catarine Padoveze, dermatologista.