Assim que os seios começam a crescer, a gente já se pergunta: “qual sutiã devo usar?”. Tire aqui esta e outras dúvidas sobre essa fase tão importante para qualquer garota!

7 dúvidas sobre o crescimento dos seios

Foto: Bo Campos

Durante toda a vida, rolam várias mudanças no nosso corpo. E a puberdade é uma das fases mais importantes: é quando a gente deixa de ser criança para se tornar adolescente. Nós crescemos, começamos a ganhar novas formas, até a nossa voz muda! Mas uma das transformações mais marcantes para todas as meninas é o crescimento dos seios. Esse período sempre pede alguns cuidados, entre eles, o uso de um bom sutiã. Você anda com muitas dúvidas sobre o tema? Então, tire todas elas aqui!

Quando os seios começam a crescer?

Os seios começam a se desenvolver por volta dos 9 anos de idade. É o início da puberdade e um dos primeiros sinais da chegada da adolescência. Este crescimento começa antes mesmo da primeira menstruação (chamada de menarca). Com o passar dotempo, as mamas vão aumentando e param por voltados 17, 18 anos de idade.

Meus seios estão crescendo, mas doem um pouco. É normal?

É normal, sim. Nesta fase,a região fica bem sensível. Se estiver doendo muito ou estiver se sentindo estranha, peça para a sua mãe levá-la a um ginecologista, que ele vai explicar direitinho o que está acontecendo e o que fazer.

Eu já tenho um pouco de volume nos seios, mas notei que uma mama é maior doque a outra. Acho tão estranho! É normal?

É normal, sim, principalmente nessa fase inicial de crescimento. Muitas vezes, aparece o primeiro broto mamário (que parece um“caroço”) de um lado e demora 3, 4 até 6 meses para surgir do outro lado. Isso acontece porque a mamaé formada por glândulas que não são estimuladas de maneira igual. Mas não se preocupe porque, na maioria dos casos, elas se tornam iguais até o fim do desenvolvimento. Ah, e também não precisa de nenhum tratamento!

Preciso tomar alguns cuidados durante o crescimento dos seios?

Precisa. É sempre legal usar um hidratante para fugir das estrias, já que a pele vai se esticando como aumento de volume das mamas. Outra dica importante é evitar pancadas no local (atenção redobrada nas aulas de Educação Física, hein?). Por fim, use um sutiã ou top assim que for necessário.

Quando uma menina deve começar ausar sutiã?

Assim que o desenvolvimento dos seios começa, você pode investir no primeiro sutiã. Isso vai ser bom, principalmente se você se sente desconfortável porque eles aparecem ao vestir uma camiseta, por exemplo. O sutiã será um amigo e tanto!

Que sutiã é ideal quando os seios ainda são pequenos?

O tipo “top” pode ser o mais confortável. Ele protegebem as mamas e evita o constrangimento do aparecimento dos mamilos sob a roupa. De preferência, o tecido deve ser leve, sem aro (aquele ferrinho, sabe?) e até sem costura.

E para quem já tem seios maiores?

É bom que a peça seja confortável e que, ao mesmo tempo, dê uma boa sustentação para evitar que os seios fiquem um pouco “caídos” no futuro. Se possível, compre um sem aro, que pode machucar (uma ideia é tirar o ferrinho depois que comprar o sutiã). Os de algodão são sempre mais indicados. Evite renda sou tecidos sintéticos se notar que eles causam alguma reação alérgica, ok?