Você sempre quis saber quanto os seus seios vão crescer, se pode fazer algo para aumentá-los/diminuí-los ou até mesmo cirurgia plástica? Chega mais, respondemos todas elas agora!

8 fatos sobre o crescimento dos seios

Foto: Shutterstock

Até quando os meus seios podem crescer? Como sei qual será o tamanho deles?

As mamas crescem no estirão da puberdade, que costuma iniciar em torno dos 11 anos e vai até os 16, por isso, não é aconselhado que meninas mais novas façam cirurgia plástica, tanto para aumentar como também diminuir o tamanho. Aliás, o tamanho que ficarão as mamas depende da genética. Geralmente com 16 anos já dá pra ter uma noção, mas as mamas ficam semelhantes às da mãe, porém, a paciente também pode puxar os genes da família paterna.

Exercícios ajudam a aumentar o tamanho dos seios?

Os exercícios não são eficazes se a pessoa quer aumentar o tamanho das glândulas mamárias. O que pode aumentar por meio de atividades são os músculos atrás dos seios, chamados de peitorais.

É comum sentir dores nos seios na adolescência?

As dores são comuns. As mamas podem doer durante o estiramento e próximo à menstruação, devido ao inchaço e à variação hormonal.

Se eu não usar sutiã, os meus seios podem ficar caídos?

O uso do sutiã não previne a queda das mamas, a flacidez e a perda de colágeno. O principal fator que pode causar flacidez na região e, consequentemente, deixar os seios caídos é a obesidade. O sutiã traz conforto à mulher e ajuda que os seios cedam menos, mas não evita que caiam.

É comum um seio ser maior do que o outro?

Uma pequena diferença de tamanho entre as mamas é comum. Quando a assimetria é acentuada a ponto de comprometer a estética e incomodar a mulher, a cirurgia plástica pode ser indicada.

Se tiver os seios muito grandes, posso fazer redução mamária com qual idade?

Caso seja necessária, a redução das mamas pode ser feita após os 16 anos, idade em que os seios já atingiram o seu tamanho definitivo. Se a cirurgia for realizada antes do desenvolvimento completo do corpo, o resultado pode ser insatisfatório, uma vez que as mamas podem continuar crescendo e causar alteração no resultado do procedimento.     

E próteses de silicone? Podem ser feitas a partir de qual idade?  

Da mesma forma que evitamos operar as mamas se estiverem crescendo para mamoplastia redutora, evitamos também para de aumento. Portanto, esta cirurgia só pode ser feita após o desenvolvimento completo do corpo. 

Mesmo sendo adolescente, devo fazer exame de toque mamário desde quando?

A realização do autoexame pode ser feita já na adolescência, para a menina conhecer o formato dos seios e ter familiaridade para encontrar algo diferente. O autoexame deve ser realizado sempre após a menstruação, quando as mamas já estão menos doloridas.

Quem deu as dicas: dr. José Roberto Piato, coordenador do Centro de Mama do Hospital Samaritano de São Paulo, e dr. André Colaneri, cirurgião plástico especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.