Hoje é o Dia Internacional de Atenção à Pessoa com Lúpus. Sabia disso? Conversamos com garotas que vivem com a doença. Confira!

Lúpus: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Foto: Reprodução | Instagram

lúpus é uma doença autoimune, e isso significa que ela desequilibra o sistema imunológico que, em vez de defender o organismo de vírus, bactérias e outras criaturas minúsculas que nos deixam doentes, passa a atacá-lo. Os sintomas aparecem na pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. E quem sofre mais são as mulheres: uma mulher a cada 1.700 tem a doença. A Gisele e a Joyce são duas delas e nos contam como descobriram e convivem com a mesma doença que atinge famosas como Selena Gomez e Lady Gaga. 

A Gisele Pereira, de 19 anos,descobriu o problema aos 15 anos, quando procurou um médico por conta de dores nas articulações, além da fraqueza no corpo, falta de apetite e sensibilidade à luz do sol. “Minha pele chegou a ficar cheia de feridas”, conta. A radiação solar, em especial os raios ultravioletas emitidos das 10h às 15h, agride muito a pele, e a de quem tem lúpus, então, nem se fala. Com pouco tempo de exposição ao sol, é possível ficar com queimaduras intensas, especialmente no rosto. Os sintomas sentidos pela Gi indicavam que a doença estava em fase inicial,mas nem por isso foi fácil diagnosticá-la. “A minha mãe me levava para um hospital e eles me encaminhavam para outro, ninguém chegava a uma conclusão. Foi só quando fiquei uma semana internada, passei por vários especialistas e fiz muitos exames que descobriram.Ao todo, demorou um mês”, conta Gisele. De acordo com o reumatologista (especialidade médica que cuida do lúpus) Luiz Carlos Latorre, da Sociedade Brasileira de Reumatologia,o que aconteceu com a Gi é comum, porque os sintomas podem ser de várias doenças.

A Joyce Inácio, de 19 anos,também precisou ficar internada por duas semanas quando tinha 13 anos, para que os médicos chegassem a um veredito. “Fiquei com pintas vermelhas pelo corpo e meu braço chegou a entortar, de tanta dor”, lembra.

Sintomas do lúpus


Alguns sintomas podem indicar que algo anda errado com a sua saúde, mas quatro deles juntos apontam para um diagnóstico. Só que, antes de surtar e procurar no “doutor Google”, você deve contar para os seus pais e, juntos, procurarem um médico! 

  • Feridas na boca que parecem não sarar.
  • Lesões avermelhadas nas laterais do nariz e nas bochechas (parece até as asas de uma borboleta).
  • Manchas vermelhas pelo corpo todo.
  • Dor para respirar.
  • Basta alguns minutos de exposição ao sol para aparecerem queimaduras no corpo.
  • Dores no punho,cotovelo, ombro e dedos, mas de um só lado do corpo.
  • O xixi geralmente sai com sangue.
  • Convulsões,quando você apaga e o corpo todo treme involuntariamente.
  • Falta de apetite e, consequentemente, muita fraqueza.

*Texto Rita Trevisan e Marina Oliveira | Foto Divulgação