Papo de vó #sqn Sabe aqueles conselhos que a sua vó vive dando sobre cabelos e você ignora? Acredite, alguns fazem todo o sentido. Duvida? Nós provamos agora!

Texto Aline Marchiori | Foto: Shutterstock

Mitos e verdades

Foto: Shutterstock

Dormir com o cabelo molhado faz mal?
Verdade
Isso dá caspas, acentua a oleosidade e pode provocar queda dos fios. As fibras molhadas e o atrito com o travesseiro podem danificá-las, facilitando o desenvolvimento de doenças respiratórias.

Prender o cabelo com elástico deixa os fios quebradiços?
Verdade
Essa já era de se esperar, vai? O ideal neste caso é usar prendedores de tecido sem ferrinho, pois eles não marcam nem quebram os fios. Além de serem mais bonitos!

Tirar pontas duplas deixa o cabelo fraco?
Verdade
Tirar pontas duplas não é uma boa ideia. O correto é cortá-las com uma tesoura profissional (e, de preferência, em um profissional), pois a tesoura de uso doméstico pode danificar o cabelo.

Passar talco no cabelo ajuda a controlar a oleosidade?
Mito
Hoje tem tantos produtos no mercado que não faz sentido usar talco, né? Se estiver no desespero, aposte no xampu a seco. Ah! E evite lavar os fios com água quente.

Xampu de camomila clareia o cabelo?
Mito
Nessa a vovó errou feio. A camomila por si só não é capaz de clarear o cabelo, ela apenas ajuda a  iluminar os fios naturais. Se os seus cabelos são escuros, só a tintura resolve.

Lavar os cabelos todos os dias faz mal?
Mito
Pode lavar à vontade, mas dê prioridade por lavar as madeixas pela manhã ou em um horário que garanta que sequem até a noite, pois não é aconselhável dormir com os fios molhados.

Modelador de cachos e chapinha queimam o cabelo?
Verdade
Mesmo controlando a temperatura e a deixando no mínimo, o risco para os fios é grande. Use com moderação. E, quando for usar, não se esqueça do protetor térmico.

Não é bom sair de cabelo molhado?
Mito
Pode sair com o cabelo molhado à vontade, o que você deve evitar é dormir com ele úmido (entenda por que no primeiro box). Durante o dia está liberado e não tem problema nenhum!

Quem deu as dicas: Pitty Braga, hairstylist do Jacques Janine Belo Horizonte

Revista Atrevida | Edição 250