Bota a cara no sol e se joga neste verão, mas antes, vem cá, a Atrê conta por que é tão importante tomar sol na medida certa e se proteger com o filtro solar!

Por Aline Marchiori

Saiba como proteger a pele dos efeitos do sol neste verão

Foto: Shutterstock

Sempre protegida

Não importa se o dia está bonito, nublado, calor, frio, se está usando biquíni ou moletom, você precisa se proteger do sol usando protetor. Quando tomamos sol sem protetor somos expostas a raios UVA e UVB, que atingem a pele liberando radicais livres e provocando o envelhecimento precoce, danificando as fibras de colágeno e aumentando a produção de manchas. A proteção impede que esses raios entrem em contato com a sua pele. Vale lembrar que o efeito do sol é cumulativo, portanto, se você tomar sol hoje, amanhã não vai acordar com a pele prejudicada, mas daqui a dez, vinte anos começará a perceber os efeitos negativos desta exposição. Então é melhor cuidar agora para não sofrer depois!


Na medida certa! 

Se toda vez que aplica o protetor você não sabe se passou muito ou pouco, miga, você não está sozinha, mas saiba que é fácil calcular. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia é necessária uma camada equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, principalmente, durante o verão. E o ideal é que o protetor seja reaplicado a cada quatro horas em dias normais e a cada duas horas no verão, podendo ser menos tempo se você entrar na piscina, mar ou suar bastante.

Com ou sem sol

Não tem desculpa, mesmo sem sol é necessário aplicar o protetor, isso porque as nuvens filtram de 30% a 50% dos raios UVA e UVB, e o resto pode passar e, em contato com a pele, causar queimaduras! Portanto, use SEMPRE protetor solar. Um fator de proteção bacana para todos os tipos de pele é o 30, pois protege bem diariamente.

Escolha o seu!

Existe um protetor ideal para o seu tipo de pele. Antes de ir às compras, se liga no que deve ficar atenta:

Pele oleosa: escolha fórmulas mais leves e loções oil-free.

Pele seca: prefira protetores em creme e loções.

Pele normal ou mista: vá de fluidos, géis-creme e loções oil-free.

Quem deu as dicas: dr. Claudio Wulkan, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia e do Hospital Israelita Albert Einstein, e Lilian Cruz, Grouper de Marketing da Nivea.