A estação mais quente do ano está chegando e a Atrê selecionou 15 dicas para você brilhar neste verão

O verão está chegando! E para se preparar para a estação mais quente e legal do ano, a Atrê preparou 15 dicas básicas para se dar bem e não estragar o seu verão.

Fique mais tranquila e evite neura no verão | Foto: Reprodução/Tumblr

Fique mais tranquila e evite neura no verão | Foto: Reprodução/Tumblr

1. Prepare a pele para sol com uma boa hidratação: tomando muita água e aplicando hidradantes, que impedem a perca de água. 

2. A sua alimentação também contribui com o bronzeado: frutas e legumes como melancia, mamão, manga, abóbora, cenoura, beterraba e tomante são ricos em betacaroteno, que age no processo de pigmentação, prepara a pele para o sol e ajuda a manter a cor. 

3. Faça a escolha certa: ao comprar um filtro solar, leve o ideal para o seu tipo de pele. Verifique qual o fator de proteção adequado para a sua cor, a textura para a sua pele, a durabilidade do produto e a resistência à àgua e ao suor. Existem protetores especiais como os para pele oleosa e em spray. 

4. Se ligue na embalagem: os raios UVB são responsáveis pela vermelhidão e queimaduras de pele. Já os UVA favorecem o envelhecimento. Procure, então, usar filtros com os dois tipos de proteção. 

5. Evite tomar sol entre 10h e 16h: este é o período em que a incidência de raios é mais intensa. 

6. Beba muita água: um a dois litros é a quantidade mínima para hidratar o organismo no verão. A água de coco também funciona como um isotônico natural. 

7. Esteja protegida até sob o guarda-sol: a areia reflete 17% da radiação solar e, a grama, 25%. Então, mesmo sob o guarda-sol, abuse do protetor. Na água, a mesma coisa, pois os raios atingem até 40 cm de profundidade. Ao transpirar demais ou ficar muito tempo na água, reaplique o protetor. 

8. Use protetor para esportistas: quando caminhar, correr ou passear de bicicleta use um protetor de FPS 30 no rosto e 20 no corpo. Se for mega-atleta, use protetores do tipo Sport, com maior resistência ao suor. 

9. Cuidado com o bronze: descolar uma cor maravilhosa no primeiro dia é impossível. O bronzeado só surge entre o quinto e sétimo dia de exposição ao sol por uma ou duas horas ao dia e usando FPS 15. 

10. Se for muito branca, prefira os autobronzeadores: além de bronzear, o produto prepara a pele para a exposição solar. 

11. Nem pense em descolorir os pelos na praia: além de ser o maior mico, a composição das substâncias do descolorante pode causar alergia, potencializada pelo sol. 

12. Utilize protetores de cabelo para deixar os fios a salvo: quando muito expostos ao sol, os cabelos podem sofrer alteração de coloração e ressecamento. Para domar o volume, use máscaras hidradantes. 

13. Use óculos escuros: a proteção dos olhos é muito importante, pois a radiação solar pode causar lesões na vista. Além disso, os óculos também protegem a pele ao redor dos olhos. 

14. Proteja a boca: aplique um protetor labial fator 30 e reaplique-o sempre que comer, beber e sair do mar ou piscina. Os lábios recebem grande parte de radiação solar, ressecam facilmente e ficam sujeitos a queimaduras. 

15. Aposte nos fotoprotetores para o make de verão: eles ajudam a esconder os defeitinhos - como uma maquiagem - preparam a pele para receber o pó e, além de tudo, protegem como um bloqueador solar. 

Quem deu as infos: Fabiana Tozo, profissional de estética da Buona Vita Cosméticos e Maycon Ribeiro, químico e cientistas da Sundown.