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5 dicas fáceis para melhorar a postura corporal

Conversamos com um especialista que revelou cuidados essenciais para melhorar a postura corporal. Vem ver!

Por Aline Marchiori

5 dicas fáceis para melhorar a postura corporal 

Foto: Shutterstock

Se toda vez que está indo para o colégio com a mochila pesada ou está no PC encolhida, você escuta esta frase dos seus pais, saiba que eles... Estão certos! A má postura + a mochila muito pesada podem causar danos graves à sua coluna. Vem ver!

Cuidado com as costas

Este cuidado pode passar batido no dia a dia, mas com o tempo a coluna pode pedir socorro. Carregar mochilas bem pesadas pode ocasionar lesões articulares e musculares tanto na coluna, como também nos joelhos, tornozelos e pescoço. E não é só a mochila a vilã desta história, não. Com o aumento do uso de smartphones e tablets, é comum ver pessoas por muito tempo de cabeça baixa ou sentadas de maneira incômoda, e, por isso, o número de jovens com dor na região da coluna vertebral cresceu muito nos últimos anos. Portanto, fique atenta à maneira como você se acomoda nas cadeiras durante o dia.

Fica a dica!

Para evitar problemas na coluna devido ao peso da mochila, o ideal é que ela não ultrapasse 15% do seu peso, porém, há pessoas que têm a coluna mais sensível e sentem dor carregando de 10% a 15% do peso. Para não correr nenhum risco, os ortopedistas recomendam que o peso não ultrapasse os 10%. Ou seja, se você tem 40 kg, a sua mochila pode ter, no máximo, 4 kg! Anotou?

Mochila perfeita

Escolher uma mochila para chamar de sua vai muito além de ela ser bonita e ter uma cor legal. Para você não errar na hora de comprar a sua, leve em consideração que a mochila deve ter alças largas e acolchoadas, seja leve e não tenha nenhum tipo de objeto dentro. Ela também precisa ser condizente com o seu tamanho para que não cause incômodo. O importante é ser confortável para que você consiga carregá-la todos os dias sem causar lesões.

Atenção aos sinais

Má postura durante o dia e ao dormir, e dores em diversas posições (sentada ou deitada), com a piora durante a prática de atividades físicas são alguns dos sinais que o corpo dá de que algo está errado. Se você notar alguns desses sinais, significa que algo está errado com a sua coluna, portanto, não pense duas vezes e procure um médico ortopedista para que ele possa fazer uma avaliação. Se necessário, o médico irá corrigir a sua postura com fisioterapia ou RPG.

 

De olho na postura

Para evitar problemas futuros com a sua coluna, não tem jeito, você precisa ficar ligada na sua rotina. Mantenha uma alimentação balanceada e o peso corporal adequado, realize atividades físicas regularmente e evite carregar peso. Se não tiver outro jeito e for preciso carregar, pegue-o da maneira correta, sem forçar a coluna demais. Na hora do estudo e do sono também é importante avaliar a postura para se corrigir, se necessário.

Quem deu as dicas: dr. Fellipe Savioli, ortopedista e médico do esporte.



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