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5 esportes que ajudam a controlar o estresse

Algumas atividades físicas podem te ajudar a relaxar e mandar o estresse para beeeem longe. Vem ver!

Por Aline Marchiori | Foto: Reprodução Instagram

 

Além de fazer muito bem para a sua saúde, os exercícios físicos/esportes podem ajudá-la a mandar o estresse para bem longe. Escolha o que mais combina com o seu humor atual e prepare-se para suar! 

Estressada?

Aposte na... Natação!

Ao mergulhar na piscina você praticamente entra em outro mundo. Embaixo da água os pensamentos se organizam, você não escuta nada e consegue se desconectar de tudo o que está lá fora. Durante as aulas de natação, você se concentra nos exercícios propostos pelo professor e tira seu foco dos problemas. Além do mais, a pressão da água sobre as articulações atua na melhora da circulação e, nos exercícios de soltura, há o relaxamento da musculatura.

Se sentindo solitária?

Aposte na... Dança!

Ao dançar você se envolve com os movimentos e com a música, deixando que o corpo corresponda ao ritmo e, naturalmente, você se sente parte da turma. A dança é considerada uma excelente terapia, pois desenvolve o raciocínio e a parceria, ajudando a desinibir até mesmo os mais tímidos. Sem contar que como em toda atividade física, o cérebro ainda libera serotonina, substância que traz a sensação de alívio, melhorando o humor.

Insegura?

Aposte na... Ioga!

A prática da ioga a estimula a se entender melhor, não julgando a si mesma e quem está à sua volta. Com o exercício, você adota seu ritmo, entende seus limites e aumenta seu nível de autoaceitação. Desta forma, se sente mais inspirada a seguir seus sonhos e ir em busca de novas conquistas, o que também gera mais motivação e segurança. Ao praticar ioga você volta a sua atenção ao seu “eu” interior e melhora sua autoafirmação.

Se sentindo deprê?

Aposte na... Corrida!

Praticar exercícios mais intensos promove uma diminuição momentânea na energia, o que reduz também a tensão, mas, muitas vezes, após a recuperação do treino, ocorre um ressurgimento da energia. Depois da atividade, a pessoa se sente cansada, mas por efeito de adaptação e, após o tempo de recuperação, sente-se com mais energia e resistente, com uma sensação de satisfação e prazer pelo exercício. É claro que tudo com o acompanhamento de um profissional, que indicará sessões de treinos compatíveis com seu ritmo e desenvolvimento.

Ansiosa?

Aposte nos... Esportes coletivos!

Os esportes praticados em grupo ajudam a combater a ansiedade, pois é imprescindível que você trabalhe com outras pessoas, e, inevitavelmente, tenha relações sociais, que podem se converter em uma vida de escape muito saudável para quem sofre de problemas de ansiedade. O que menos se recomenda neste caso são atividades que provocam introspecção, como correr ou andar de bicicleta.

Quem deu as dicas: Luciane Pozzobon, coordenadora Acqua e Kids da Bodytech Market Place, São Paulo.



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