Assine

Você esta sonhando com um celular novo? Ou não vê a hora de ter uma mochila nova? Então se liga: com um pouco de planejamento e possível juntar dinheiro e conquistar o sonho próprio. Não sabe como? A gente ensina

Por Samantha Melo 

10 dicas para juntar dinheiro e conquistar seu sonho

Foto: Shutterstock

Não tem como negar: é muito chato sonhar muito com alguma coisa e não ter dinheiro para pagar. Aprender a economizar desde cedo vai ser algo que você vai levar para a vida toda, girl, pode apostar. Isso é o que garante a Poliana Cozzi, gerente nacional do Projeto Geração, da Plan International, que ensina educação financeira nas escolas. "A partir do momento que você percebe que pode usar as suas habilidades para ganhar dinheiro, a sensação de confiança e independência é enorme", U-A-U! Se animou para engordar o cofrinho e chegar lá? Separamos dicas certeiras para você aprender a juntar dinheiro. Vem ver:

#1 Sonhe pequeno... por enquanto

Miga, todo mundo quer ir para a Disney, mas que tal tentar escolher um sonho mais fácil de realizar? Um tênis novo, o show da sua diva preferida, consertar a tela do seu celular… comece com coisas pequenas para ir testando a sua habilidade de economizar. Depois de conseguir, aumente aos poucos os seus desejos.

#2 Rainha da planilha

Decidiu o que você quer e sabe quanto vai custar? Então agora é hora de estabelecer um prazo para conseguir. O motivo? Se você deixar em aberto, vai acabar se esforçando menos para conseguir. Sem falar que é importante para respeitar o esforço que envolve ganhar dinheiro. Uma dica é dividir o objetivo final em vários menores. Se você tem dois meses para juntar a grana toda, pode anotar que a cada 15 dias precisa ter uma determinada quantia já juntada. Bora?

#3 Dividindo o projeto

Chegou o momento de realmente ganhar o dinheiro, mas como? A primeira coisa é contar para os seus pais e familiares do seu plano. Não se esqueça de mostrar que estabeleceu um prazo e vai tentar cumpri-lo. Pode apostar: sua família vai curtir saber que você não está simples mente pedindo uma agenda nova e, sim, se organizando para chegar lá sozinha. A ideia aqui é contar com a ajuda deles para receber aquelas moedinhas de troco ou uma quantia no seu aniversário em vez de um presente.

#4 Seja criativa

Essa é a dica mais legal para começar: use a sua criatividade. Existem muitas formas de ganhar dinheiro, é só colocar a cabeça para funcionar. Vale vender roupas, bijus e outras coisas que você não usa mais, fazer uma rifa e até ensaiar um número de dança para brilhar numa festa de família (nada de vergonha de passar o chapéu depois!).


#5 Que talento, girl!

Sim, senhora, todo mundo tem uma habilidade manual bacana, você só precisa achar a sua. Cozinhar, bordar, pintar…Sabe aquela estilizada que você deu no caderno no começo doano? Pode apostar que sempre vai ter alguém que curtiu tanto aponto de topar colaborar com seu projeto inacrê. Você pode acabar descobrindo a sua profissão, O-M-G! Só não deixe de incluir seus pais na empreitada, ok?Investir e vender produtos, mesmo que de forma informal, precisada supervisão de um adulto.

#6 Invista na sua habilidade

Começou a ganhar uma graninha boa e acha que vai atingir seu objetivo muito antes do prazo? Não coloque tudo no cofrinho, menina! Separe metade do que você lucrou para comprar mais materiais e continuar o seu mini-negócio. Isso é o que chamamos de investimento, girl! Dá muita vontade de ficar com todo o lucro, dá mesmo, mas seja forte e pense no futuro.

#7 Aprendendo a poupar

Sempre dá para economizar em alguma coisinha, como no lanche da escola. Não estamos dizendo para passar vontade, mas pule o suco diário, que tal? A água é de graça (yes!) e de 5 em 5 reais o porquinhovai enchendo. A ida ao cinema também pode sobreviver sem a pipoca grande, vai?

#8 Planejamento e pesquisa valem ouro!

Incorpore desde já o hábito de pesquisar preço antes de comprar alguma coisa. Parece chato? E é chato, sim! #fazeroque Mas um mesmo produto pode ter um valor muito diferente dependendo da loja ou site. E isso vale mesmo se quem vai te dar algo for a sua mãe: mostre para ela que você fez a lição de casa e sabe como ela pode economizar. Mesmo que você não fique com o que sobrou, você já vai aprendendo a planejar seus gastos e calcular quanto dinheiro pode-se gastar com cada necessidade.

#9 Entrando na onda sustentável

Economia tem tudo a ver com sustentabilidade, sabia? Porque não é só possível poupar só dinheiro em si, mas também diminuir a conta no fim do mês de água, energia, telefone… Tudo isso são recursos que, ao serem menos usados, não só deixam seus pais com um sorriso mara no rosto (o que pode render uma moedas a mais no cofre!), como ainda ajudam a natureza a continuar viva e forte, curtiu? Evitar o desperdício de alimentos e ingredientes também entra nessa conta, ok?

#10 Desistir, jamais!

O prazo está chegando e você acha que não vai conseguir? Primeiro tenha certeza de que não está abandonando o projeto por medo de não dar certo. O que importa é tentar até o final. Se precisar, se reorganize aumentando a data final e pedindo ajuda para os seus pais. Não tem porque se frustrar, economizar não é fácil mesmo, fica tranquila. Acredite em você, menina! <3

Sua mãe já até cansou de te pedir para organizar seu quarto? Selecionamos 7 dicas espertas que vão te ajudar nessa missão!

7 dicas espertas para organizar seu quarto

Foto: Shutterstock

O quarto é o seu lugar favorito da casa, certo? E, por esse motivo, ele não pode ficar bagunçado. Quer uma mãozinha? Para ajudá-la nesta missão, conversamos com a personal organizer, Lu Iannace da empresa Tudo Pode Ser Organizado, que deu dicas inacrês que vão te ajudar a organizar tudo de um jeito fácil, fácil! Olha só: 

#1 Abra as janelas e deixe o ar entrar! Você pode abrir as portas dos armários e deixar que o ar circule por lá também, por, pelo menos, 15 minutos. 

#2 Arrume sua cama, não leva nem 5 minutos. Bata bem seus lençóis, cobertores, edredons. Ao colocar os lençóis de volta, deixe-os bem esticadinhos, componha com colcha e almofadas. 

#3 Recolha em um cesto  objetos que não pertençam ao cômodo e leve-os de volta a seus lugares (banheiro/ sala/ cozinha/brinquedoteca, etc), assim as superfícies das bancadas,mesas, minicômodas, criado-mudos, ficam mais fáceis de higienizar.

#4 Separe as roupas: as que serão lavadas devem ser levadas para cesto de roupas sujas. As roupas limpas que permanecerem devem ser penduradas em cabides ou dobradas e colocadas nas gavetas ou prateleiras. Deixe tudo que usa mais de uma forma mais acessível.

#5 Guarde os sapatos! Eles  tumultuam o espaço fazem a gente tropeçar e dão uma sensação de bagunça terrível, tire-os da frente colocando na sapateira.

#6 Elimine acúmulo de papéis, canetas, e material escolar desnecessários, isso contribui com a desordem do ambiente. Sempre faça uma seleção, guarde seus documentos importantes  e jogue fora o que for  lixo. 

#7 Limpe o quarto, aspire, passe pano úmido e tire o pó. No final, use um odorizador de ambiente  e sinta aquela  sensação de bem-estar.

Selecionamos 3 acessórios incríveis de unicórnio para você dar um up na decoração do seu quarto. Confira!

Veja a Galeria

Selecionamos 4 tutoriais inacrês para mandar superbem no presente de Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando e você está sem grana ou quer fazer algo especial? Nós vamos te ajudar! Selecionamos 4 tutoriais superlegais para você arrasar no presente e o melhor: sem gastar muito! Vem ver! 

#1 No canal Dica da Ka, você pode fazer uma caixinha de presente cheia de fotos lindas. Olha só:

#2 Caneca, porta-retraco e quadrinho de recados: a Karine Filizola te ensina a personalizar esses itens de um jeito que o seu papis vai AMAR <3 

#3 A Bárbara Nassar ensinou a fazer um potinho de sobremesa lindo e supergostoso :) 

#4 A Alinne Carvalho ensinou a fazer alguns presentinhos fofos e suprfáceis!

 

Que tal deixar o seu quarto de cara nova? Vem com a gente e veja 5 tutoriais para mudar a decoração do seu cantinho

5 tutoriais para mudar a decoração do seu quarto

Foto: Reprodução | Youtube

Fala sério: o nosso quarto é o lugar favorito da casa, por isso, tudo tem que ter a nossa cara! Tá afim de mudar totalmente a decoração ou, pelo menos, dar um up no visual do seu cantinho favorito da casa? Separamos 5 tutoriais incríveis das nossas youtubers favoritas, que dão dicas inacrês para você deixar o seu quarto de cara nova! 

#1 Nesse vídeo, a Niina Secrets deu dicas para mudar algumas coisinhas do seu quarto. E, olha, faz uma diferença giga! 

#2 A Maddu Magalhães separou 10 dicas inacrês para você decorar seu quarto de um jeito fácil, fácil. Vem ver! 

#3 A Taciele Alcolea deu aquele HELP e ensinou algumas formas supersimples para decorar seu quarto sem gastar muito. Valeu, Taci <3 

#4 Todo mundo ama estudar no quarto, né?! Nesse tutorial, a Bruna Vieira ensina a montar o cantinho perfeito para os seus estudos.

#5 Toda menina sonha em ter um closet no quarto. Se você tem um espaço a mais no quarto, siga as sugestões da linda Bianca Andrade, do canal Boca Rosa, que montou um closet gastando pouco dindin! Arrasou, miga!

 

Que tal inovar o tradicional docinho brasileiro e dar um gosto diferente a ele? Então, siga esta receita superfácil da doceira Andréia Felippe, da Bolotinha Brigadeiros

Onde encontrar: /bolotinhabrigadeiros (Facebook) e @bolotinha_brigadeiros (Instagram).

Brigadeiro de paçoca

Foto: Instagram/Reprodução

Ingredientes

1 lata de leite condensado

1 xícara (chá) não muito cheia (150 g) de amendoim assado e triturado

1 colher (sopa) cheia de manteiga extra sem sal

Amendoim assado e triturado para passar nos brigadeiros depois de enrolados

Modo de preparo:

1. Adicione todos os ingredientes em uma panela funda.

2. Leve ao fogo baixo e, com uma colher de pau, mexa sempre para não empelotar nem grudar.

3. Quando começar a desgrudar do fundo da panela, mexa por mais 3 minutos.

4. Despeje em um prato untado com manteiga e espere esfriar.

5. Unte as mãos com manteiga, enrole os docinhos e passe no amendoim triturado. Aí é só colocar nas forminhas e está pronto!

Fique sabendo...

Este brigadeiro fica um pouco mais consistente do que um comum, devido ao amendoim.

É possível comprar o amendoim assado e já triturado. Mas você também pode pedir pra sua mãe triturá-lo em casa, no processador.

Tempo de cozimento: 10 minutos
Rendimento: 18 brigadeiros médios
Duração: 5 dias se deixados na geladeira

Cozinhar é gostoso e muito divertido! Que tal fazer uma receita de hamburguinho vegetariano para comer com as amigas no fim de semana?

Hmmm, que delícia !!

(Foto: Shutterstock)

Ingredientes

400 g de grão-de-bico cozido
1 colher (sopa) de azeite
200 g de cebola ralada
4 dentes de alho picados
Salsa e cebolinha picadas a gosto
1 e 1/2 colher (sopa) de curry em pó
1 e 1/2 colher (chá) de cominho
100 g de aveia
1 ovo
200 g de farinha de rosca
1 colher (sopa) de sal
Azeite para fritar

Preparo

Processe o grão-de-bico cozido e misture-o aos demais ingredientes com as mãos (reserve metade da farinha de rosca). Faça bolinhas com o formato de hambúrguer e passe na outra metade da farinha de rosca. Peça a ajuda a seus pais para levar os hambúrgueres à frigideira com azeite. Sirva com pão, alface, queijo e o que mais quiser. Tempo de preparo: 20 min.

*As receitas são do livro Caderno de Receitas da Magali, cedidas pela Editora Senac.

O Natal está aí! Que tal colocar a mão na massa e fazer um bolinho inacrê decorado como árvore de Natal para sua família? Vem ver o passo a passo

 

Ingredientes
Bolinho
¾ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (135g)
½ xícara (chá) de açúcar demerara  (90g)
3 ovos (cerca de 180g)
1 colher (chá) de essência de laranja (5 ml)
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (165g)
½ xícara (chá) de leite (100 ml)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas (135g)
2 colheres (sopa) de uvas passas pretas sem sementes (30g)

Glacê
5  claras (165)
1 ¼ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (250g)
2 e  ¼  xícaras (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (405g)
1 colher (sopa) de essência de baunilha (15ml)
3 gotas de corante em gel verde escuro

Montagem
12 casquinhas para sorvete
Confeitos coloridos.

Modo de Preparo
Bolinho
Bata na batedeira, a manteiga com o açúcar demerara até formar um creme fofo e o açúcar se dissolver. Acrescente os ovos, um a um, e a essência de laranja e bata até virar um creme homogêneo. Desligue a batedeira e aos poucos adicione alternadamente a farinha e o leite. Junte o fermento, as frutas cristalizadas e as uvas passas e misture delicadamente. Distribua a massa nas forminhas de papel preenchendo apenas ¾ da sua capacidade, para que não transbordem. Asse no forno preaquecido (180°C) por 15 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia seco. Retire do forno e reserve até esfriar.

Glacê
Em uma tigela, misture as claras com o açúcar de confeiteiro e cozinhe em banho maria mexendo bem, até que  as claras percam a viscosidade. Em seguida bata a mistura na batedeira até formar um merengue em picos firmes e que esteja totalmente frio. Adicione metade da manteiga e bata até incorporar. Em velocidade baixa adicione a outra metade da manteiga, a essência de baunilha e o corante verde e bata até ficar homogêneo.

Montagem
Coloque o glacê verde em um saco de confeitar com o bico pitanga pequeno e faça um círculo em um bolinho do tamanho da casquinha de sorvete para fixa-la. Com o saco de confeiteiro inclinado, faça pequenas pitangas em volta de toda casquinha, formando as folhas da árvore de natal. Decore com os confeitos e sirva em seguida.

Dica
Decore com confeitos em formato de letras e escreva: “Feliz Natal” ou o nome dos seus convidados e use a árvore para marcar os lugares na mesa na hora da ceia.

Capacidade de xícara: 200 ml
Recipiente: Forminhas de papel marrom 6,5 cm de diâmetro
Temperatura e tempo de forno: Média (180°C) / 15 minutos
Rendimento: 12 porções

\
 


Passo a passo para fazer o bolinho de natal:

1.    Coloque o glacê verde em um saco de confeitar com o bico pitanga pequeno e faça um círculo em um bolinho do tamanho da casquinha de sorvete para fixa-la.
2.    Com o saco de confeiteiro inclinado, faça pequenas pitangas em toda casquinha, formando as folhas da árvore de natal.
3.    Decore com os confeitos
4.    Sirva em seguida.

Agradecimentos à chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União. Receita elaborada pela Cozinha Experimental União

Chega de comprar aquele docinho pronto e aprenda de vez a colocar a mão na massa!

Seja uma Masterchef e coloque todo o seu talento em prática aprendendo a fazer uma tortinha de limão #inacrê para uma tarde com as BFFs.

Ingredientes:
- 12 colheres (sopa) de manteiga.
- 4 xícaras (chá) de farinha de trigo.
- 1 xícara (chá) de açúcar
.- raspas de casta de 1 limão.- 3 gemas.

Recheio:
- 1 lata de leite condensado.
- suco de 2 limões.
- chantilly e raspas da casca de limão para decorar.


(Foto: Reprodução)

Como fazer:
- Misture bem a farinha de trigo com o açúcar.
- Acrescente as gemase a manteiga.
- Junte a raspa da casca de limão.
- Misture bem e coloque nas forminhas
.- Não precisa untar!
- Deixe espaço suficiente para o recheio.
- Leve ao forno por 15 minutos a uma temperatura de 150 ºC.

Como fazer o recheio:
- Bata o suco de um limão com leite condensado.
- Coloque sobre as mini tortas e decore com o chantilly e as raspas de limão. 

Tempo de preparo: 1h30min.
Rende: 24 porções. 

Receita por: Cybercook.

Toda vez que você entra no quarto dá aquele desânimo? Chegou a hora de aprender a se organizar e deixar a bagunça para trás. Se liga:

#1: Toda vez que você usar uma roupa, decida o que você fará com ela. Não coloque em qualquer canto - você definitivamente não vai arrumar depois! Coloque-a para lavar ou dobre para poder guardar o quanto antes! 

#2.Evite ter muitos objetos em cima da sua cama como: almofadas, ursinhos de pelúcia, brinquedos que estão lá apenas para enfeitar. Se você tem preguiça de colocar tudo em ordem, eles só estão te atrapalhando. 


(Foto: Reprodução/Pinterest)

#3. Compre caixas organizadoras: Ao invés de deixar tudo em uma estante ou em cima de alguma mesa, selecione os objetos por ordem de prioridade para deixá-los mais próximo de você como as makes, os acessórios para celular, seus materiais de estudo. 

#4. Você pode ter um espaço para bagunça! É superimportante que você deixe um espacinho livre em cima da escrivaninha ou da estante para que, quando você comprar algo e ainda não saber onde colocar, esse vai ser o espaço reserva. Mas lembre-se de não esquecê-lo lá, ok?

#5.Sapateiras são ótimas opções para quem tem muita sapatilha, bota, rasteirinha, e todos esses sapatos que nem sempre você usa, né? Nesse caso, separe também por prioridade daqueles que você usa toda semana, como o tênis do colégio. Lembre-se: usou, guardou!

Passar a tarde todinha em casa, assistindo às séries favoritas e comendo um docinho gostoso, tem coisa melhor?

A receitinha de hoje é supersimples: bolinho de chuva com banana. Se liga no que você vai precisar e o modo de preparo. 

Ingredientes: 
- 3 ovos (inteiros)
- 1 colhar (sopa) de fermento em pó
- 3 xícaras (de chá) de farinha de trigo
- 4 à 5 colheres (de sopa) de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1/2 xícara de leite
- 2 bananas picadas em cubinhos

Modo de preparo:
- Bata os ovos, açúcar, leite e sal, misture bem a farinha de trigo e acrescente o fermento.
 - Acrescente as bananas picadas.
- Faça pequenos bolinhos para fritar (no fogo baixo!)
- Ao tirar os bolinhos, passe no açúcar (e canela) se desejar. 

*Peça para um adulto fritar os bolinhos! 

Quer dar um #up no seu quarto e não sabe como? Aposte nos itens que a Atrê separou e arrase na decoração

Veja a Galeria