Você esta sonhando com um celular novo? Ou não vê a hora de ter uma mochila nova? Então se liga: com um pouco de planejamento e possível juntar dinheiro e conquistar o sonho próprio. Não sabe como? A gente ensina

Por Samantha Melo 

10 dicas para juntar dinheiro e conquistar seu sonho

Foto: Shutterstock

Não tem como negar: é muito chato sonhar muito com alguma coisa e não ter dinheiro para pagar. Aprender a economizar desde cedo vai ser algo que você vai levar para a vida toda, girl, pode apostar. Isso é o que garante a Poliana Cozzi, gerente nacional do Projeto Geração, da Plan International, que ensina educação financeira nas escolas. "A partir do momento que você percebe que pode usar as suas habilidades para ganhar dinheiro, a sensação de confiança e independência é enorme", U-A-U! Se animou para engordar o cofrinho e chegar lá? Separamos dicas certeiras para você aprender a juntar dinheiro. Vem ver:

#1 Sonhe pequeno... por enquanto

Miga, todo mundo quer ir para a Disney, mas que tal tentar escolher um sonho mais fácil de realizar? Um tênis novo, o show da sua diva preferida, consertar a tela do seu celular… comece com coisas pequenas para ir testando a sua habilidade de economizar. Depois de conseguir, aumente aos poucos os seus desejos.

#2 Rainha da planilha

Decidiu o que você quer e sabe quanto vai custar? Então agora é hora de estabelecer um prazo para conseguir. O motivo? Se você deixar em aberto, vai acabar se esforçando menos para conseguir. Sem falar que é importante para respeitar o esforço que envolve ganhar dinheiro. Uma dica é dividir o objetivo final em vários menores. Se você tem dois meses para juntar a grana toda, pode anotar que a cada 15 dias precisa ter uma determinada quantia já juntada. Bora?

#3 Dividindo o projeto

Chegou o momento de realmente ganhar o dinheiro, mas como? A primeira coisa é contar para os seus pais e familiares do seu plano. Não se esqueça de mostrar que estabeleceu um prazo e vai tentar cumpri-lo. Pode apostar: sua família vai curtir saber que você não está simples mente pedindo uma agenda nova e, sim, se organizando para chegar lá sozinha. A ideia aqui é contar com a ajuda deles para receber aquelas moedinhas de troco ou uma quantia no seu aniversário em vez de um presente.

#4 Seja criativa

Essa é a dica mais legal para começar: use a sua criatividade. Existem muitas formas de ganhar dinheiro, é só colocar a cabeça para funcionar. Vale vender roupas, bijus e outras coisas que você não usa mais, fazer uma rifa e até ensaiar um número de dança para brilhar numa festa de família (nada de vergonha de passar o chapéu depois!).


#5 Que talento, girl!

Sim, senhora, todo mundo tem uma habilidade manual bacana, você só precisa achar a sua. Cozinhar, bordar, pintar…Sabe aquela estilizada que você deu no caderno no começo doano? Pode apostar que sempre vai ter alguém que curtiu tanto aponto de topar colaborar com seu projeto inacrê. Você pode acabar descobrindo a sua profissão, O-M-G! Só não deixe de incluir seus pais na empreitada, ok?Investir e vender produtos, mesmo que de forma informal, precisada supervisão de um adulto.

#6 Invista na sua habilidade

Começou a ganhar uma graninha boa e acha que vai atingir seu objetivo muito antes do prazo? Não coloque tudo no cofrinho, menina! Separe metade do que você lucrou para comprar mais materiais e continuar o seu mini-negócio. Isso é o que chamamos de investimento, girl! Dá muita vontade de ficar com todo o lucro, dá mesmo, mas seja forte e pense no futuro.

#7 Aprendendo a poupar

Sempre dá para economizar em alguma coisinha, como no lanche da escola. Não estamos dizendo para passar vontade, mas pule o suco diário, que tal? A água é de graça (yes!) e de 5 em 5 reais o porquinhovai enchendo. A ida ao cinema também pode sobreviver sem a pipoca grande, vai?

#8 Planejamento e pesquisa valem ouro!

Incorpore desde já o hábito de pesquisar preço antes de comprar alguma coisa. Parece chato? E é chato, sim! #fazeroque Mas um mesmo produto pode ter um valor muito diferente dependendo da loja ou site. E isso vale mesmo se quem vai te dar algo for a sua mãe: mostre para ela que você fez a lição de casa e sabe como ela pode economizar. Mesmo que você não fique com o que sobrou, você já vai aprendendo a planejar seus gastos e calcular quanto dinheiro pode-se gastar com cada necessidade.

#9 Entrando na onda sustentável

Economia tem tudo a ver com sustentabilidade, sabia? Porque não é só possível poupar só dinheiro em si, mas também diminuir a conta no fim do mês de água, energia, telefone… Tudo isso são recursos que, ao serem menos usados, não só deixam seus pais com um sorriso mara no rosto (o que pode render uma moedas a mais no cofre!), como ainda ajudam a natureza a continuar viva e forte, curtiu? Evitar o desperdício de alimentos e ingredientes também entra nessa conta, ok?

#10 Desistir, jamais!

O prazo está chegando e você acha que não vai conseguir? Primeiro tenha certeza de que não está abandonando o projeto por medo de não dar certo. O que importa é tentar até o final. Se precisar, se reorganize aumentando a data final e pedindo ajuda para os seus pais. Não tem porque se frustrar, economizar não é fácil mesmo, fica tranquila. Acredite em você, menina! <3