Robert Pattinson falou sobre o começo de sua carreira, a atuação em Harry Potter e carreira musical - ele toca piano desde os quatro anos de idade!

Robert Pattinson

Robert Pattinson fala sobre Harry Potter e música
Foto: Startraks Photo

Como começou a sua carreira em Londres?
Comecei como modelo aos 12 anos e era o mais novo na minha agência. Eu era tão ridiculamente magro que parecia uma menina, mas era a época em que eles amavam as pessoas do tipo andrógenas. Depois, eu passei a fazer parte de um clube de teatro simplesmente porque todas as meninas bonitas iam lá. Fiz algumas peças amadoras com a Companhia de Teatro Barnes e comecei a fazer testes com meu melhor amigo Tom (Sturridge). Sempre competíamos pelos mesmos papéis, mesmo sendo completamente diferentes um do outro.

É verdade que você e Tom estavam no elenco do remake de Feira das Vaidades, com a atriz Reese Witherspoon?
Sim, mas o meu papel foi cortado na edição. Por isso consegui um papel em Harry Potter. O diretor de elenco se sentiu culpado.

Robert Pattinson como Cedrico Diggory em Harry Potter e o Cálice de Fogo

Como Cedrico Diggory na saga Harry Potter
Foto: Startraks Photo

Como foi a experiência de atuar em Harry Potter?
Fui pago em libras! Quando rolou, fiquei surpreso com o fato de que as pessoas me reconheciam na rua e queriam meu autógrafo, mas não durou muito e não foi nem um pouco parecido com o que está acontecendo agora. Isso é muito bizarro.

Depois de Harry Potter, você fez o papel de um jovem problemático na peça teatral The Woman Before.
Nessa época, tinha essa idéia fixa de que se eu fosse esquisito iria me promover. Depois, claro, acabei sendo demitido. Nos dois anos que se seguiram eu vivi da grana que ganhei em Harry Potter.

Por que não conseguiu mais papéis?
Fiz testes, mas sempre ouvia “Você é muito assustador”.

Daí, seu agente resolveu mandá-lo para uma maratona de duas semanas de testes em Hollywood e conseguiu o papel do vampiro Edward. Antes do lançamento do filme, o estúdio mandou você para um treinamento para falar com a imprensa?
Sim, fiz um treinamento para lidar com a imprensa. E meu agente recebeu uma mensagem dizendo que eu estava sendo resistente. Eu apenas não queria dar respostaspadrão. Até as criancinhas não querem ouvir as mesmas coisas de sempre. É chato! Estou pensando na minha carreira a longo prazo, é mais que apenas tentar explorar uma única coisa até que ela se esgote.

O que anda fazendo desde que terminaram as gravações de Crepúsculo?
Mudei para Los Angeles e estou fazendo aulas de direção e conhecendo a cidade. É muito diferente de Londres. Não tem pubs em Los Angeles e eu não entendo. Afinal, é tão comum sair pra beber nos bares de Londres. Aqui, eles acham estranho.

Com a grana que ganhou, você já comprou um carro?
Um BMW conversível preto 1989 de segunda mão por dois mil dólares. O teto está quebrado, o painel pegou fogo quando eu estava dirigindo e agora está jogado no banco traseiro junto com meu lixo.

Já tem amigos em Los Angeles?
Fiz alguns amigos, a maioria deles trabalha com eventos como relações-públicas ou promoters de boates. Sempre sou fotografado saindo de baladas. É tão vergonhoso. Teve uma semana em que toda noite eu era fotografado por paparazzi.