Na real / 15 Anos / Como escolher o vestido da festa de 15 anos

Como escolher o vestido da festa de 15 anos

Confira dicas para escolher o vestido ideal e arrasar na sua festa de 15 anos

Como escolher o vestido da sua festa de 15 anos

Sempre bate aquela dúvida: como escolher o vestido para a festa de 15 anos?

Foto: Shutterstock

Reportagem: Ana Carolina Giarrante

1. Como escolher o vestido da festa de 15 anos

Não é porque a debutante "pode tudo", que não precisa ficar sabendo quais são os tons que realmente têm a ver com ela. Portanto, anote aí: se você é negra, use amarelo, azul-turquesa, verde-esmeralda, pistache, rosa luminoso e tons pastéis. Se você é branca, opte por rosa-nude, azul-cobalto e tons de violeta. Caso você seja morena, a melhor saída é escolher tons dourados e avermelhados. Esqueça cores frias, como prata, azul-escuro, chumbo e marrom. Já a garota oriental deve tomar cuidado com amarelo e verde, mas pode abusar do vermelho e dos tons alaranjados.

2. Cor do vestido de festa de 15 anos

As cores para vestidos de festa de 15 anos mais pedidas são lilás, rosa, vermelho e o tradicional branco. Mas se sua escolha não chega nem perto desses tons, não se preocupe. Na sua festa, você tem o direito de se vestir da maneira que bem entender. Até o preto é permitido!

3. A hora da troca do vestido de festa de 15 anos

Aquela história de trocar de vestido de festa de 15 anos à meia-noite voltou com tudo! Portanto, você pode receber seus convidados com um vestido curto e, na hora das 12 badaladas do relógio, pode surgir com um vestido suntuoso, do tipo "sim, faço parte da sociedade, já tenho 15!". Agora, se a sua festa de 15 anos for "a balada do ano", é legal receber os convidados com um vestido longo e, depois, trocar por um curto, pra se acabar na pista. Se você quiser, no entanto, pode usar dois longos ou dois curtos, sem neuras. Porém, se a grana estiver curta, uma boa opção é fazer um vestido com uma saia removível. Você pode tirar e pôr na hora que bem entender.

4. Odeio vestidos de festa de 15 anos!

Se você não curte usar vestido de festa de 15 anos, nem saia, aqui vai uma opção fashion e chique: mande fazer uma regata de paetês, ou toda bordada, e use com um short curto de barra italiana, também bordada. Na hora de receber os convidados, complete o look com uma sobressaia, de tecido leve, aberta na frente. Lá pelas tantas, tire essa "espécie de cauda" e caia na balada! Esse visual pode ser usado com um sapato boneca e uma meia-calça bem transparente. Mas, lembre-se: para encarar esse look, é preciso ter personalidade. Nesse caso, sua festa precisa ser bem despojada.

5. Vestidos das 15 damas

É preciso tomar muito cuidado com este assunto, afinal, quem tem que brilhar é a debutante, e não as damas. É claro que os vestidos delas tem que ser bonito, mas o da debutante é que deve chamar mais atenção. Uma dica é mostrar para elas um modelo de vestido padrão, e dizer qual tecido usar. A partir daí, cada  pode mexer um pouquinho na base - isso, claro, com a aprovação da debutante. O essencial é que o modelo da alça e do decote seja igual para todas as 15 damas.

Tipos de vestidos de festa de 15 anos

 

 6. Tendência de tecidos de festas

Organza, gazar, shantung, zibeline, crepe chanel, chiffon de seda pura, musselina, tafetá e cetim estão sempre em alta quando o assunto é vestido de festa de 15 anos. Mesmo assim, a grande tendência do momento são os tecidos e as cores brilhantes e luminosos. Sim, a debutante precisa brilhar muito!

7. Decotes dos vestidos de festa de 15 anos

As debutantes que têm seios pequenos devem tomar cuidado com decotes em V. O melhor a fazer é optar por decotes quadrados, em U ou tomara que caia (com enchimento, claro). Já as debutantes de seios grandes podem usar decote em V, puxando para as laterais. Esse truque explora bem a beleza natural do busto.

8. Vestidos de 15 anos para garotas altas e baixas

As debutantes baixas precisam tomar cuidado com vestidos que cortam a silhueta - isso as deixam mais baixas ainda! Elas devem escolher modelos inteiriços, ou com corte abaixo do busto, para alongar a silhueta. Já as debutantes altas podem abusar de vestidos amplos, com cortes na região da cintura.

9. Vestidos para cada tipo de corpo

Quem tem quadril largo não deve, de modo algum, usar o famoso modelo de vestido sereia. O vestido não precisa ser muito rodado, mas tem que ser evasê a partir da altura do quadril. As meninas que, por outro lado, não têm quadril muito largo, podem escolher modelos com volume na região do bumbum.

10. Vestidos para meninas acima do peso

Se a debutante estiver acima do peso, é legal escolher um modelo de vestido que explore a área do colo, que seja inteiriço e que tenha cortes verticais. Caso queira usar um vestido leve e esvoaçante, é melhor que ele tenha um forro, de tecido um pouco mais pesado, para não marcar demais. Já as debutantes muito magras devem decidir por vestidos amplos, com detalhes de babados, drapeados ou plissados.

Que tipos de acessórios usar com o vestido de 15 anos?

 


11. Acessório de cabelo para festa

A debutante pode usar o acessório de cabelo que preferir, porém, alguns adornos estão em alta. São eles: flores de tecido, presilhas de pedraria e fitas, entremeando cachos, tranças ou um coque soltinho. Mas, antes de definir o acessório de cabelo, você terá que saber como será o seu modelito. Cada uma dessas sugestões dependerá muito das características do seu vestido.

12. Não abuse nas joias e bijuterias!

Mais uma vez, será o modelo do seu vestido que irá determinar que joias ou bijuterias usar. Vestidos superbordados, até o pescoço, por exemplo, dispensam colares e gargantilhas. Nesse caso, um brinco discreto já completa o visual. Outra peça que requer muito cuidado é o bracelete. Use-o apenas se você tiver um braço fininho.

13. Sapatos + vestido

Sapatos do tipo chanel, boneca ou peep-toe são sempre mais elegantes que sandálias, que, aliás, só caem bem com vestidos de tecidos leves e modelos esvoaçantes. Além disso, se você optar por ficar com os pezinhos de fora, não se esqueça de marcar uma horinha no pedicure.

14. Luvas + vestido

Luvas não caem de moda quando o assunto é festa, mas elas precisam combinar com o estilo de vestido que você decidiu usar. De qualquer forma, nunca se esqueça da famosa regra: à noite, luvas devem ter cano longo. Caso seu vestido faça o tipo romântico, pode até usar uma luva curtinha. Para completar, anote a seguinte dica: quem tem braço curto e gordinho não pode usar esse acessório.

15. Não use sandália no inverno

A estação do ano não exerce influência sobre a moda festa. Entretanto, usar sandália no inverno é gafe, e ponto final. Isso não se discute!

 Quem deu as dicas: Sergio Augusto, da Black Tie



Comentários