Na real / Comportamento / 10 dúvidas que você sempre teve sobre sexo respondidas

10 dúvidas que você sempre teve sobre sexo respondidas

O que é hímen? Orgasmo? Anticoncepcional? Sem drama! A Atrê te ajuda respondendo suas maiores dúvidas sobre sexo

Uma coisa é certa, todo mundo tem dúvidas quando falamos de sexo! Para responder às 10 questões mais frequentes, corremos para conversar com uma profissional e ela respondeu tim tim por tim tim pra gente, olha só!

O que é o hímen?
O hímen é uma membrana que existe na entrada da vagina. Enquanto ainda não foi rompida, ela possui um pequeno orifício por onde sai a menstruação.

Transei pela primeira vez e não sangrou. Como saber se meu hímen rompeu mesmo?
Nem toda mulher sangra depois da primeira vez, fica tranquila, ta? Alguns sangramentos também são tão pequenos que nem percebemos. E tem casos também que o hímen não se rompe por completo por ser mais “elástico”, e aí ele não se rompe na primeira relação. O ideal é você passar por um ginecologista e ele vai saber te dizer direitinho se o hímen foi rompido ou não.

O que é orgasmo?
O orgasmo é o ápice de prazer durante a relação sexual, é como se fosse uma resposta do nosso corpo ao estímulo provocado durante o sexo.

Posso fazer sexo durante a menstruação?
Sim! Inclusive, algumas mulheres apresentam maior sensibilidade durante esse período e mais facilidade para chegar ao orgasmo. Mas não esqueça que precisa se prevenir da mesma maneira, ok? O risco de contaminação de uma DST (doença sexualmente transmissível) é maior, por isso os cuidados com a higiene devem ser rodobrados e o preservativo não pode ser deixado de lado!

Posso engravidar se transar menstruada?
É raro, mas pode acontecer! Algumas mulheres engravidam enquanto estão menstruadas porque podem possuir um ciclo menstrual um pouco mais curto, então no final da menstruação, já podem estar no começo do período pré-ovulatório. Outras mulheres também apresentam sangramentos que não são por causa da menstruação – que pode ser alguma lesão – mas acabam achando que é seu período e não se previnem. Use sempre algum método para se prevenir, para não correr nenhum risco!

Qual o método mais seguro para não engravidar?
Existem váaarios métodos contraceptivos, mas é sempre importante apostar em um método de barreira, que no caso seria a camisinha – tanto masculina quanto feminina. Já que, além de evitar uma gravidez, a camisinha protege de doenças. Fora a camisinha, você pode usar algum método hormonal. É importante que você converse com o seu ginecologista para ele te avaliar e falar exatamente o que é melhor pra você. Mas, não esqueça, camisinha sempre!

O que acontece se eu atrasar meu anticoncepcional ou esquecer de tomar algum dia?
Para o melhor efeito, a pílula deve ser tomada diariamente e no mesmo horário, respeitando a pausa (se esse for o caso da cartela), ou tomar continuamente. Esquecer ou atrasar uma pílula pode desregular e causar uma falha no método, então use sempre a camisinha!

Qual a diferença entre orgasmo e ejaculação?
O orgasmo é a sensação e a ejaculação é a saída de secreção. No homem, isso geralmente acontece ao mesmo tempo, mas, para algumas mulheres, apenas algumas expelem a secreção durante o sexo, mas o orgasmo pode ocorrer com todas.

Vibrador pode machucar a vagina?
Sim! Qualquer objeto pode machucar se não for utilizado da maneira adequada. Conheça seu corpo e seja bem cuidadosa!

Masturbação em excesso faz mal?
Como qualquer coisa, o excesso faz mal, não porque pode acarretar um dano para a saúde física, mas o ideal é buscarmos um equilíbrio para todas as nossas atividades. A masturbação pode ser realizada sim e é normal para adquirimos um conhecimento do nosso corpo, mas o ideal é que seja feita em equilíbrio e nos momentos adequados.

 

Quem deu as dicas: Erica Mantelli, ginecologista



Comentários