Na real / Comportamento / Saiba o que é empoderamento e seja uma girl power!

Saiba o que é empoderamento e seja uma girl power!

Você fica revolts sempre que seus pais mandam você lavar a louça enquanto o seu irmão joga videogame numa boa? Então, que tal ajudar a mudar essa realidade? Sim, você pode! Fique por dentro do que é o empoderamento das garotas e seja uma girl power de arrasar!


Saiba o que é empoderamento e seja uma girl power!
Ilustração: Jorge Bin

Parece brincadeira, mas, em pleno século 21, as mulheres ainda sofrem com uma série de injustiças simplesmente pelo fato de serem do sexo feminino. Pra você ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela ONG Plan, que entrevistou garotas de 57 países, incluindo o Brasil, 81% das meninas arrumam a cama, enquanto apenas pouco mais de 11% dos irmãos realizam a mesma tarefa. E não para por aí, não! O mesmo estudo apontou que 76% das garotas ajudam em casa lavando a louça, enquanto apenas 12% dos irmãos colam a barriga na pia para realizar o serviço doméstico. Mas fique calma, girl! A boa notícia é que mudar esse cenário é possível (ufa!). Como? Aderindo de cabeça, corpo, alma e coração aos movimentos de empoderamento das mulheres.

Empodere uma garota! 

Assim como a palavra sugere, empoderar significa “dar poder a alguém”. Até aqui bem simples, né? Mas para você entender melhor, vamos usar a best como exemplo. Funciona mais ou menos assim: dar poder à amiga é o mesmo que dar voz aos sentimentos dela, apoiá-la e acreditar nela.

O resultado dessa atitude aparentemente banal pode ser gigantesco: toda a confiança que você depositou em sua best faz que ela se sinta mais forte para se aceitar e se amar (muito!) do jeitinho que é. “Empoderada, a garota tem a oportunidade de reconhecer que não precisa se encaixar em um padrão. Ela percebe que não existe o corpo ou a garota ideal, mas que pode ser como quiser”, explica Maynara Fanucci, idealizadora da campanha Empodere Duas Mulheres. E ainda tem mais: ao dar poder a uma amiga, você também sai ganhando, afinal, ouve a sua própria voz falando sobre a importância de se valorizar e se amar e acaba empoderando a si mesma!

O movimento de empoderamento das mulheres, que está se espalhando pelo mundo todo, tem muitas outras iniciativas interessantes. Segundo a psicóloga Marianna Romão, especialista em Mulheres, Gênero e Cidadania, ele envolve a luta pelo direito ao próprio corpo, por políticas de prevenção e punição à violência contra a mulher, pela igualdade de oportunidades, pela equiparação salarial, pela instauração de políticas educacionais de igualdade de gênero e de diversidade nas escolas de ensino médio e fundamental e muito mais. 

Adoramos (e apoiamos!) essa iniciativa! E vocês? 



Comentários