Na real / Se Liga / 4 dicas para te ajudar a lidar com as inseguranças da primeira transa

4 dicas para te ajudar a lidar com as inseguranças da primeira transa

A Atrevida conversou com a sexóloga Leila Campos e reuniu várias dicas para te ajudar com as inseguranças da primeira vez!

Sexo nem sempre é como imaginamos, principalmente quando se trata da primeira transa. As expectativas são altas e, muitas vezes, não são correspondidas. Muitas meninas não sabem lidar com essa decepção e, por isso, a Atrevida conversou com a Leia Campos, sexóloga e terapeuta sexual, que deu várias dicas para te ajudar a lidar com essa situação! Confira:

1. O que toda menina deve saber antes de fazer sexo pela primeira vez?

“As meninas devem saber das consequências que o sexo traz caso não estejam bem orientadas”, conta Leia. “O ideal é que toda adolescente consulte o ginecologista para obter todas as informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Também é superimportante elas conhecerem os riscos de uma gravidez precoce e as consequências de uma maternidade prematura.”

2. Como se preparar para sua primeira vez (tanto física quanto mentalmente)?

“Estar preparada fisicamente se trata da prevenção tanto da gravidez quanto das doenças sexualmente transmissíveis”, reforça a especialista. “Por outro lado, estar preparada mentalmente tem a ver com maturidade emocional e estar bem estruturada psicologicamente. A primeira transa vem acompanhada de ansiedade, medos, inseguranças, angústias e preocupações das mais variadas, sendo assim, fazer sexo por fazer, por curiosidade ou porque as amigas já fizeram e você não quer ser motivo de “chacota” realmente não é uma boa ideia. A primeira vez deve ser um momento especial, compartilhado com alguém que lhe transmita segurança, carinho e respeito.”

3. Você transou pela primeira vez e não foi como esperava. Como lidar com isso?

“Vale a pena pensar que tudo na vida é aprendizado, mesmo com as situações não tenham sido como se esperava”, Leila aconselha.“O importante é não cometer o mesmo erro. As experiências geram emoções que nos acompanharão ao longo de nossa vida, por isso, acumular experiências positivas e ter a consciência do que deve ser melhorado é fundamental.”

Além de tudo isso, vale a pena prestar atenção nas dicas abaixo para ter certeza de que você está lidando com a situação da melhor maneira, miga! Olha só:

- Busque ajuda de profissionais que podem te ajudar na muito na prevenção de problemas físicos ou emocionais.

- Não transe pelos motivos errados! Transar porque o namorado está te pressionando ou decidir fazer isso só porque “todo mundo já fez” é uma bad na certa! Sua primeira vez só deve rolar quando você estiver realmente pronta para isso!

- Faça sexo com uma pessoa especial e que lhe transmita segurança! Assim, você terá grandes chances de que este seja um momento especial e inesquecível na sua vida!

- Se liga, girl! Encarar a sexualidade de forma natural é muito importante para que você possa estabelecer relações sexuais positivas e também tenha a possibilidade de ter experiências sexuais prazerosas e seguras!

 



Comentários