06 jan 2017

2017 e Suas Resoluções

2017

2017 seu lindo, você chegou!

O último ano foi um compilado de drama histórico. 2016 vai ficar marcado como os 365 dias mais longos do século XXI, pelo menos para o Brasil. Foram tantas mortes, guerras, atentados, reviravoltas políticas, Trump sendo eleito e virando amiguinho do Vladimir Putin. 2016 parecia não ter fim! Nos 45 do segundo tempo levou ícones pop como George Michael, Carrie Fisher e Debbie Reynolds.

Mas como a esperança é a última que morre, ela matou o ano aquele ano fatídico e nos trouxe 2017.

Mais um ano e sabe o quê isso significa? Isso quer dizer que temos mais um ano para criar novas resoluções e metas. Não sou a pessoa para criticar gente que termina dezembro com uma lista quilométrica de coisas que planejou e aspirou fazer e no fim nem começou.

Porém, esse ano fiz diferente. Uma forma básica de se criar resoluções realizáveis é você parar e estudar tudo que fez durante os 365 dias passados e tentar mudar aquilo que não lhe trouxe nada de bom. Por exemplo: em 2016 passei 99% dele ignorando minha saúde mental, sempre tive ansiedade e o ano foi tão estressante que no fim estava surtando, e estava tão estressada que pedi ajuda.

Para 2017 fiz uma listinha de 5 resoluções e metas:

1 – Prestar mais atenção na minha saúde psicológica e corporal: Em 2016 sofri muito com a ansiedade. Eu não dormia direito, comia mal (as vezes demais ou de menos), sentia muitas dores de cabeça, engordei 15 kg, parei com meus hobbies preferidos (escrever e dançar), tinha ataques de ansiedade constantes e seguidos de choro, além dos enjoos constantes. Foi um ano extremamente cheio de tudo, principalmente de pressão por conta dos vestibulares e ser meu último ano escolar.

No fim (literalmente em dezembro) eu não estava muito saudável nem contente com meu próprio corpo, por isso pedi pra minha mãe marcar consultas com uma psicóloga, e assim ela fez. Foi um alívio pra minha cabeça esvaziar um pouco e não me arrepender de fazer isso.

Com a ajuda para melhorar minha saúde mental já em andamento, em 2017 quero melhorar isso e voltar a dançar, além de testar novos esportes ou atividades físicas para complementar.

 

2 – Comer menos carne ou comidas provindas de animais: Quando se trata de animais e vegetarianismo sou uma pessoa extremamente hipócrita. Sempre gostei da ideia de ser vegana e não comer alimentos feitos a base de carne, mas sou muito enjoada com comida, por isso nunca deu certo e minha alimentação sempre foi muito pobre. Tanto que se fosse começar agora, eu passaria as semanas comendo batata e ervilha.

Como resolução para 2017, vou tentar experimentar mais coisas e deixa a carne de lado. Começar substituindo aos poucos, aquele bife de todos os dias por um purê de batata ou bolinhos de feijão pelo menos umas 2 vezes por semana. Não cortar de vez, isso nunca dá certo.

Acredito que isso causaria uma melhora na minha saúde e até mesmo aparência.

 

3 – Sair mais com minhas amigas: Nunca fui uma pessoa muito fã de sair, sempre fui muito pacata. A primeira vez que sai com uma amiga (sem minha mãe junto), foi aos 14 anos e foi no cinema. Ano passado tive meus momentos, e até mesmo fui numa balada na Casa das Caldeiras. Só que me faria bem não ficar trancada em casa o todos os dias, e para me ajudar, pretendo sair mais com pessoas que me sinto bem tendo como companhia.

Eu moro em São Paulo desde que nasci, e conheço pouco da cidade, seria uma boa visitar o Monumento das Bandeiras, museus, exposições e feiras que vivem tendo no Espaço das Américas.

4 Melhorar minhas habilidades de escrita e maquiagem: Sou uma amante de maquiagem assumida. Adoro ir em perfumarias, 25 de Março ou Aliexpress e fazer a festa comprando maquiagem barata e testar elas. Também adoro testar técnicas novas e aprender coisinhas simples que sempre ficam pendentes (tipo o delineado gatinho). Gostaria de melhorar minhas habilidades com contorno, desenho de sobrancelha, delineados diferentes e criação de novos traços no próprio rosto, além de aprender a usar tintas faciais para pintar coisas como caveiras mexicanas no rosto,

Além de ser apaixonada por maquiagem, por ser MUITO criativa,-as vezes-; também AMO escrever todo tipo de coisa como poemas, crônicas, estórias, enredos, textos, artigos, fanfictions e por aí vai. Em 2016 quase não pratiquei escrita, só escrevi alguns poemas e posts aqui para o blog, e nada mais. Pretendo voltar a escrever mais e se possível, compartilhar com vocês minhas estórias

5 – Aprender mais idiomas: Sempre adorei aprender palavras novas independente do idioma, aprendi a falar inglês justamente por ter essa paixão. Com tanto material escolar para decorar e depois reproduzir copiosamente em provas e lições, deixei a ideia de aprender outras línguas pro futuro. Esse ano pretendo começar a aprender italiano, romeno ou russo, e já até baixei o conteúdo gratuito que a USP oferece.

Como uma aspirante de jornalista, acredito que falar mais de 1 idioma faria bem pra minha carreira, e já tenho o inglês, o quê me impediria de aprender outros?

 

 

Essa é a minha lista de resoluções, não criei metas de verdade. Metas geralmente colidem com resoluções, e no fim acabo não concluindo nem uma nem outra, por isso me mantive nesses 5 itens.

Espero que o 2017 de vocês seja melhor que 2016, e que todas suas metas ou resoluções se realizem.

 

Bye, e até o próximo post :)

 

Facebook: Bárbara Contiero/ Poesia e Outras Drogas

Instagram: @veniceardenzo