Confira alguns sinais que podem indicar que sua best não está bem emocionalmente para ajudá-la a sair dessa!

Por Rita Trevisan, Gabriela Guimarães e Marina Oliveira 

5 sinais de que sua amiga pode estar com depressão 

Foto: Shutterstock

Reconhecer os sintomas da depressão nos outros é mais fácil. E se você perceber esses comportamentos na sua amiga, por exemplo, é hora de chamar os pais dela para uma conversa, para juntos poderem ajudá-la a sair dessa! Ah, clique aqui e também confira a história de superação de algumas famosas que venceram a doença. 

Isolamento

Ela recusa todos os seus convites para sair e você percebe que, mesmo quando estão juntas, ela não parece estar de verdade ali.

Mundo off-line

Por estar sem paciência e com pouca vontade de interagir, ela passa a bloquear vários amigos no Face e pode até chegar ao extremo de deletar o próprio perfil.

TPM crônica

Aquela irritabilidade que pode ser comum em muitas de nós, nos dias que antecedem a menstruação, começa a se prolongar por semanas. Até meses.

Sensibilidade

Ela passa a chorar constantemente e se ofende com comportamentos que antes considerava normais. Parece não conseguir lidar com algumas dores que costumava tirar de letra.

Falta de concentração

Antes ela era a pessoa a quem você sempre recorria quando não entendia algo que o professor havia ensinado. Agora, ela se mostra mais perdida do que você. 

Fontes: Fabiana Vieira Gauy, doutora em Psicologia Clínica pela USP e especializada em Saúde Mental Infantojuvenil e Miguel Angelo Boarati, especialista em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP)