Vem conhecer o projeto que disponibiliza os tutoriais de make para garotas cegas no YouTube. Você vai amar!

Por Ana Paula Bürger

Beleza inclusiva: projeto ensina garotas cegas a se maquiarem

Foto: Shuttetstock

Se já é difícil saber todos os passos de uma maquiagem, imagina para as meninas com deficiência visual? Foi daí que a maquiadora Juliana Toline teve a ideia de criar o Beleza Sensitiva, curso de automaquiagem para pessoas cegas ou com baixa visão, todo disponibilizado no YouTube em vídeo-aulas descritivas. “O projeto foi pensando para trazer mais acessibilidade, autoestima e empoderamento a essas meninas que também tem o direto e a necessidade de se sentirem mais incluídas no mundo da beleza”, explica a maquiadora.

A Atrê conversou com a Ju pra saber mais sobre o projeto, se liga:

Quando criei meu canal no YouTube, eu queria levar maquiagem para todo mundo, unir acessibilidade e beleza, pois acredito que todo mundo merece se sentir mais bonita. O Beleza Sensitiva se encaixa exatamente nesse propósito. Para entender as limitações de uma pessoa com deficiência visual, fiz uma espécie de laboratório. Fiquei durante horas com os olhos vendados, fazendo minhas ações diárias, como me alimentar e tomar banho, daí comecei a entender as limitações e as necessidades deles, e a partir daí criei as técnicas. São vídeo aulas descritivas, ou seja, eu falo o passo a passo do que precisa ser feito, de forma bem detalhada. Assim elas conseguem repetir a técnica sem dúvidas ou inseguranças”.

Nas primeiras aulas, a maquiadora ensina a anatomia do rosto e, a partir daí, dá o passo a passo de como preparar a pele, esfumar o olho, aplicar blush e iluminador e até dicas de como organizar a maquiagem.

Legal, né?